Procon cria email para denúncia de cobrança indevida

Usa Internet Banking? Veja se esta comentendo algum erro ao acessar os sites de bancos (Foto: Pond5)

Usa Internet Banking? Veja se está cometendo algum erro ao acessar os sites de bancos (Foto: Pond5)

A greve nos bancos levou o Procon estadual a criar o endereço eletrônico proconpbgrevebancarios@gmail.com para que os consumidores possam reclamar de eventuais abusos por não conseguirem efetuar pagamentos de faturas por meio de canais digitais como internet banking ou nos caixas eletrônicos e correspondentes bancários.

Mesmo com a paralisação, os pagamentos devem ser efetuados até o dia do vencimento; caso contrário, o cliente poderá pagar multa por atraso. Isto quase todo mundo já sabe. Mas, caso se esgotem todas as possibilidades de pagamento em dia de suas contas, o consumidor paraibano agora tem à disposição uma forma de usar a Internet também para denunciar ao Procon-PB eventuais cobranças indevidas de juros e multas.

A autarquia adverte que é necessário, na ocasião do registro da queixa, o consumidor enviar em anexo dados pessoais, endereço completo e documentos pertinentes à reclamação junto à instituição bancária. Tudo isso “para que as informações possam auxiliar e subsidiar o Procon nas providências judiciais cabíveis e, assim, agilizar a solução do problema”.

Outras formas de contato

O consumidor ainda poderá entrar em contato com o Procon-PB pelo disque 151, pelas redes sociais via Twitter ou Instagran (@proconpb) e, também, com os núcleos de atendimento. É bom saber, também, que durante a paralisação os bancos têm por obrigação manter os caixas eletrônicos abastecidos normalmente.

O cidadão que optar por esse tipo de serviço, pode realizar saque, pagamento, transferência, depósito, retirada de folha de cheque, entre outras opções. No país, os saques noturnos são limitados a R$ 300, mas o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira.

Nos estabelecimentos credenciados pelos bancos (correspondentes bancários), é possível também efetuar saques, depósitos e transferências. Nesses estabelecimentos ainda é possível solicitar cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados/pensionistas do INSS.

Facilidades pelo celular

Para quem não quer sair de casa o Internet Mobile Banking é a melhor opção. Cada vez mais os bancos aprimoram os sites e aplicativos para celulares, e é possível realizar transações como consulta de saldo e extrato, transferência e até pagamentos com comodidade. Para isso, basta cadastrar uma senha. E, claro, ter dinheiro na conta para quitar as faturas.

Mas, atenção. Antes de aderir à facilidade de movimentar conta bancária via celular, é bom dar uma olhada nas dicas e orientações contra possíveis fraudes.

(com Assessoria e informações da Fenaban/Agência Brasil)

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.