A recente publicação do Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo (REM-F) inspirou diversos prefeitos paraibanos, candidatos à reeleição, a divulgarem o posicionamento de suas cidades como um feito a ser comemorado. Começando por João Pessoa.
Apesar de ocupar o 342º no ranking nacional e o 11º no estadual, a campanha do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) distribuiu nota no domingo (28) destacando que a Capital paraibana “ocupa o topo do do ranking entre as capitais do Nordeste” e é a terceira melhor colocada entre todas as capitais brasileiras.
Em Campina Grande, da mesma forma, naquele mesmo dia, menos de 24 horas após a matéria da Folha chegar ao público, a assessoria do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) também enalteceu a 111ª colocação da cidade no ranking da eficiência de gestão, no qual obteve nota 0,580, resultado dos 0,663 que pontuou em Educação, 0,459 em Saúde e 0,907 em saneamento.
Na sequência veio Cabedelo, onde o prefeito Leto Viana (PRP) festejou na segunda-feira (29) o quinto lugar da cidade no ranking estadual e 229º no nacional, ressaltando ainda que seu município ficou à frente de João Pessoa com o índice geral de eficiência na casa dos 0,561.
“A cidade reverteu 21% de sua Receita Total para a Educação e recebeu uma média de 0, 656, quando a média nacional ficou em 0,509. Já na Saúde, 25% da Receita foram investidos na área, fazendo com que Cabedelo obtivesse uma média de 0,664, contra 0,500 da média nacional”, acentua o prefeito.
Esperança e São Bento
Na mesma trilha seguiu Anderson Monteiro (PSC), de Esperança (621º lugar no Brasil). Também na segunda-feira (29), a assessoria do prefeito exaltou a colocação de sua cidade no 20º lugar no ranking estadual, atribuindo o pretenso sucesso da atual gestão à aplicação de recursos nas áreas de saúde, educação e saneamento, principais indicadores do REM.
Nesta terça-feira (30), cedo da manhã o prefeito Gemilton Souza (PSB), de São Bento (0,544 no REM), comunicou que o município é o 13º mais eficiente da Paraíba, porque investe 6% a mais do que a média nacional na área de educação. “Em São Bento, a Prefeitura aplica 38% na área garantindo que 84% das crianças de 4 e 5 anos estejam na escola”, diz, acrescentando que na saúde os investimentos chegam a 12% a mais do que a média nacional (aplica 36% da receita na área).
Guarabira não comemora
Curiosamente, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), também candidato à reeleição, não parece ter orientado sua assessoria a propagar o primeiro lugar da cidade no ranking estadual. Pelo menos ao conhecimento do blog não chegou qualquer informação de que a posição do município no REM-F tenha sido publicizado com o destaque que se esperaria da campanha tucana naquele município.
Mais sobre o assunto
As cidades eficientes da Paraíba, segundo a Folha
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.