“Gostaria de avisar que estou indo daqui a pouco reduzir tudo a termo em depoimento que será prestado em Cartório e com firma reconhecida e reafirmar tudo que já disse e venho dizendo sobre a Universal”, comunicou no começo da tarde de hoje (30) a advogada Laura Berquó, também Professora de Direito em João Pessoa. Reafirmar tudo o que disse sobre a Universal significa manter a acusação, feita em maio passado, de que a igreja de Edir Macedo patrocinou uma campanha de difamação na mídia contra Dom Aldo Pagotto, arcebispo metropolitano da Igreja Católica na Paraíba.
O ‘espancamento midiático’ seria uma represália às manifestações públicas do prelado católico contra a “mercantilização da fé” realizada pela “empresa religiosa”. Os ataques teriam se acentuado após as críticas de Dom Aldo à construção do templo da Universal na Epitácio Pessoa, na Capital, em 2007. A acusação à igreja neopentecostal foi publicada no dia 17 daquele mês no blog Epa Hey (epahey2015.blogspot.com.br), que Laura criou para defender “os direitos das mulheres e das minorias”. As declarações da advogada foram repicadas no dia seguinte pelo Jornal da Paraíba.
A advogada também comparou o ‘calvário’ de Dom Aldo ao sofrimento por que passou a mãe de santo Gilda de Ogum, de Salvador (BA), falecida em janeiro de 2000 em decorrência de um infarto. “O porquê do infarto? Porque a Igreja Universal, por meio de um jornal, a Folha Universal, usou a imagem de Mãe Gilda chamando-a de charlatã e outros xingamentos preconceituosos”, escreveu Laura em seu blog. “Mas o que Mãe Gilda (Gildásia dos Santos) tem em comum com o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto?”, perguntou a advogada, para ela mesma dar a resposta: “Dom Aldo tem sido vítima de uma campanha difamatória sem precedentes e que tem ganhado fôlego pelo fato do arcebispo desagradar vários segmentos da sociedade”.
Procurada pelo JP online, a Universal anunciou através do seu Departamento de Comunicação Social que processaria judicialmente Laura Berquó. Na mesma resposta, disse que no caso de Mãe Gilda a Igreja foi denunciada por herdeiros da mãe de santo, mas totalmente inocentada – e em caráter definitivo – pelo Tribunal de Justiça da Bahia e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
“O fato do TJBA não ter reconhecido a Universal como a responsável pelo desgosto sofrido por Mãe Gilma não quer dizer nada, porque nesse país temos visto vários episódios de racismo institucional e discriminação com o povo de santo. Apesar da Bahia possuir uma população negra numerosa e muitos adeptos do Candomblé, o preconceito ainda existe e muito”, retruca a advogada no comunicado distribuído nesta quinta-feira, que ela conclui deixando os “senhores da Universal” à vontade para processá-la. “Porque eu mantenho tudo o que disse que vocês são os responsáveis pela difamação do Arcebispo Dom Aldo Pagotto e manterei meu testemunho”, repete.
Pedofilia e intolerância
Na postagem que fez em defesa do arcebispo há quase um mês e meio, Laura Berquó lembrou que Dom Aldo foi acusado “de explorar sexualmente adolescentes” ou de ‘dar cobertura’ a abusos sexuais praticados contra menores de idade, a exemplo do que ocorreu quando o arcebispo era bispo do Sobral (CE), onde teria protegido um padre que foi parar na cadeia por supostamente ter seduzido ou estuprado uma menina de 13 anos.
“O arcebispo já deu várias mostras de não tolerar em terras paraibanas a prática da pedofilia por parte de religiosos, mas até a própria esquerda que defenderia qualquer criminoso horripilante (…) não absolve o nosso arcebispo. O problema é de ideologia mesmo e por isso Dom Aldo segue espancado pela mídia que de forma irresponsável agride a saúde de um homem já idoso”, avaliou então a advogada.
Ela se referiu ainda a uma representação contra Dom Aldo junto à Procuradoria da República na Paraíba, na qual o arcebispo foi denunciado por “intolerância religiosa”. O processo foi arquivado pelo procurador Duciran Farena, para quem a crítica à construção do templo da IURD na Epitácio Pessoa não excedeu os limites “do sagrado direito à liberdade de expressão”.
No final do seu artigo, Laura Berquó revelou que a Universal estaria colaborando com a ‘via crucis’ de Dom Aldo porque também funcionaria como pagadora das multas aplicadas pela Justiça contra blogs patrocinados para “difamar” o arcebispo. Os blogueiros processados teriam se reunido em julho do ano passado com um deputado estadual e um bispo da Universal em um café de um shopping da cidade para acertar as bases de tal ‘patrocínio’.
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.
13 Respostas para Advogada reafirma em cartório que Universal pagou para difamar Dom Aldo
A SEITA DO EDIR MACEDO? NADA A ADMIRAR-ME.
CURIOSO UMA SEITA NEO PENTECOSTAL, MOVIMENTO CRIADO PELO PEDÓFILO, GAY (FOI CONDENADO PELO ESTUPRO DE UM MENINOS DE 8 ANOS), RACISTA (MEMBRO FUNDADOR DO KLA KLU KLAN OU WASP – WHITE, ANGLO, SAXON AND PROTESTANT) E CONHECIDAMENTE ESTELIONATÁRIO DO CHARLES FOX PARHAM, NO SÉCULO XIX, NOS ESTADOS UNIDOS. O MESMO QUE CRIOU O MOVIMENTO PENTECOSTAL. SE ELE TIVESSE VIVIDO MAIS TERIA INVENTADO MAIS PORCARIA DA BABEL BABILÔNICA DO PROTESTANTISMO INICIADO POR LUTERO, O ASSASSINO, BLASFEMADOR, BÊBADO, ADULTERO, ANTISSEMITA E SUICIDA, COM A AJUDA DE SATANÁS COMO ELE MESMA SE GABAVA DE TER PASSADO MAIS NOITES EM SUA CAMA COM O DIABO QUE SUA PRÓPRIA MULHER.
QUANDO NÃO SE TEM A RAZÃO SE LANÇA A MAL DE TODOS OS ATOS INFERIORES, COMO A MENTIRA, A CALÚNIA, A DISSIMULAÇÃO, INVENÇÕES DE SATANÁS.
Todos tem q pagar pelos seus erros se dom Aldo errou a justiça seja feita porq nada fica impune aos olhos de Deus. ..contra fatos não há argumentos. .. gente e não foi a universal foi todos os jornais e emissoras d Tv ..inclusive a imprensa fora do estado q destacou o caso dom aldo …aff…
Esta empresa “Universal” passa dos limites para angariar fiéis e assim proteger seus lucros. Vai totalmente contra o Evangelho de Jesus. Que Deus abençoe Dom Aldo e seu apostolado, assim como a coragem e a fidelidade à verdade de Laura Berquó. Só para lembrar: “Os caluniadores não herdarão o Reino dos Céus.”
Acredito na Justiça de Deus, e essa Justiça vai resolver esse grave problema do nosso Bispo, Dom Aldo Pagotto.
E o casa de Lucas Terra?
Que abalou o povo baiano.
Dom Aldo é um homem íntegro e sua vida ao serviço de Deus na evangelização. Esteve aqui em Fortaleza pelos anos 80 com sacerdote e levava uma vida simples, dedicada a Igreja e seus fiéis. Quantas vezes, ainda adolescente me confessei com ele, sempre conselheiro e atencioso. Nunca esqueci de quando padre Aldo, sem ao menos me conhecer foi comigo e minha esposa, dentro de um fusca bem velho, atender a uma extrema unção da avó dela. Ele sempre comunicativo e atencioso. Deus, na sua imensa bondade e misericórdia há de amparar seu filho e servo do Senhor, Dom Aldo, e dar a ele a certeza do seu amor. Oremos por ele e por toda a nossa Igreja Católica. Amém.
Ser Igreja neste mundo individualista, egoísta, capitalista, neoliberal, fascista, fanático, etc. é terrível. Revemos pelo prelado, passamos perdão a Deus e ao arcebispo emérito que com certeza foi orientado pela Igreja de Roma a renunciar. Isto é uma forma da igreja cuidar, proteger da idoneidade física, psicológica, emocional, etc. do prelado. Força e garra guerreiro de Cristo!
É vergonhoso ver um líder religioso, que , ao inves de dar bons exemplos a seus fiéis, fica c aluniando pessoas de bem , pelo simples fato de elas não concordarem com os desmandos desse inconsequente.
Isso é um absurdo. Mas as pessoas que não tem medo de falar a verdade são perseguidos. Dom Aldo é um homem de Deus que anuncia a Boa Nova como tbm a injustiça. Se Jesus Cristo foi sinal de contradição por pregar o Amor, a verdade. Vc acha que aqueles que são fiéis ao seguimento de Cristo tbm não são perseguidos!? Mas Deus é maior do que qualquer calúnia difamação. A verdade imperarar sobre toda essa inverdade. Por que quem como Deus ninguém. E que Deus tenha misericórdia desses nossos irmãos e que o bom Deus os perdoe porque eles não sabem o que fazem e nem tão pouco o que falam.
SINTO PROFUNDAMENTA TODAS ESSAS CALUNIAS CONTRA DOM ALDO, UM HOME DE ORAÇÃO, QUE NÃO TEME DENUNCIAR AS TANTAS INJUSTIÇAS QUE TEM ENCONTRADO NAS DIOCESES DE SOBRAL E PARAIBA, MAS DEUS TAMBEM FOI CRUCIFICADO, CALUNIADO E NO TERÇEIRO DIA RESSUSCITOU VITORIOSO, DOM ALDO O POVO CATÓLICO ESTA ORANDO PELO SENHOR E SABEMOS QUE DEUS O ASSISTIRÁ NESSE CALVÁRIO QUE O SENHOR VIVE, OREMOS.
Êta mulher forte Rubão! Se essa mulher for candidata a deputada estadual com certeza terá meu voto.
Um absurdo! Fim dos tempos mesmo…o ser humano, se esqueceu que é ser humano! Jogam com a vida do próximo, como se ela fosse uma batata que se compra na feira…sem nenhum peso, sem muita importância, pois são apenas “batatas”! É o descaso, mesmo! Parabéns Laura pela bela defesa em favor dos injustiçados! Deus te recompense por isso! Nåo desanime nunca.
DEUS RECOMPENSARÁ ESTA MOÇA NO PATRIA CELESTE