O MELHOR SÃO JOÃO DE NOSSAS VIDAS, por Guiany Campos Coutinho

(Foto: Reprodução)

Encerrado o “Melhor São João de Nossas Vidas” em Bananeiras, como nativa da cidade sinto-me no dever de tecer alguns comentários.

A cidade ficou linda! O bom gosto do artista que conduziu a decoração é louvável. A praça, então, ficou bela. Parabéns!

Em anos anteriores, um dos maiores problemas foi a questão da mobilidade urbana. Em dias de grandes atrações o trânsito não fluía, chegando um dia a travar. Em 2022, problema sanado.

Sanado com uma excelente organização do sistema de mobilidade. A maior reclamação que ouvi nesse quesito foi sobre valores cobrados de estacionamento e de transporte local.

As atrações, embora muito aplaudidas pelos jovens, fugiram demais da tradição junina. É dever nosso e do poder público preservar nossa história, nossa tradição e nossa lei.

Lei Municipal sim! Nem sertanejo nem eletrônica, nem religiosa nem gospel nem o axé condizem com o nosso Melhor São João Pé de Serra do Mundo. Foi assim que o nossa maior festa ficou conhecida.

É notório que o clima de Bananeiras nessa época do ano é chuvoso e muito úmido e mesmo assim os organizadores da festa não se preocuparam em oferecer um espaço abrigado da chuva. A estrutura do estádio O Bezerrão não recebeu com dignidade os que ali buscaram a diversão.

Fora os “Camarotes Arretados”, que tinha uma estrutura seca e cara, o resto ficava na chuva e na lama. Muita lama subindo no assoalho. Tive a visão de uma pocilga ao ver tanta gente – com suas roupas arrumadas – toda enlameada.

O São João de Bananeiras não foi uma festa para todos porque era tudo muito caro. Bebida, comida… Não se tinha opção. Nem pra levar o seu kit, como em festas anteriores.

Observei muita gente saindo da festa pra abastecer o seu copo. O terraço da casa de minha mãe foi abrigo para cooler de amigos e parentes.

Espero mesmo que o Melhor São João de Nossas Vidas ainda venha a acontecer na nossa Bananeiras. Que sejam corrigidos os erros cometidos em 2022 para que seja uma festa bonita e organizada.

Que tenha boas atrações com os bons artistas nordestinos. Que seja num espaço digno para todos e acessível para nativos e turistas, pobres e ricos. Que seja realmente um São João inesquecível!

  • Reproduzido do blog Poemas & Ideias
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para O MELHOR SÃO JOÃO DE NOSSAS VIDAS, por Guiany Campos Coutinho

  1. Lucas Marques de Melo Filho escreveu:

    Realmente, o São João de Bananeiras em 2022 foi feito para os ricos. Os pobres foram excluídos da festa, restando-lhes apenas a lama.