O MONÓLITO DO MAL, por José Mário Espínola

A aurora do Homem (2001, uma odisséia no espaço) - YouTube

Cena de ‘2001: uma odisseia no espaço’ (imagem copiada do YouTube)

Em seu mais célebre filme, ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ (2001: A Space Odissey – 1968), o diretor de cinema Stanley Kubrik lança mão de uma figura misteriosa: um imenso monólito negro luzidio, que surge em momentos decisivos na evolução da humanidade.

São muitas as explicações para a presença desse misterioso objeto, os críticos de cinema chegam a divergir quanto ao seu significado. A opinião mais coincidente é que, na história do filme, o monólito representa momentos da evolução da humanidade, atuando como uma influencia benéfica para saltos de progresso, sendo estímulos à evolução. Assim, seriam marcos evolutivos do homem, que coincidem as suas presenças quando o homem salta de um estágio atrasado para outro mais evoluído.

Na película, a primeira vez que o monólito aparece é no momento de uma guerra por água entre duas tribos de hominídeos. É quando um deles pega um osso, o fêmur de uma caça que está ao seu alcance. Inicialmente ele o utiliza para se defender, e logo depois para atacar. O hominídeo teria descoberto, assim, a primeira ferramenta: uma arma. Ao longo da sua evolução, ele se desenvolve a partir do domínio de instrumentos, ferramentas, até chegar ao estágio atual da humanidade: a roda, a escrita, a válvula, o transistor, o computador…

Depois o monólito reaparece numa escavação na Lua. Os cientistas descobrem que ele envia sinais direcionados para algum ponto na órbita de Júpiter. E constroem uma espaçonave moderníssima, dominada por um computador muito evoluído. Ao chegar à órbita de Júpiter encontram outro monólito.

A partir daí o herói-astronauta evolui para os mundos microscópico e macroscópico, ao mesmo tempo dominando o espaço, a velocidade da luz e o próprio interior.

***

Existem monólitos e falsos monólitos, que estimulam o que há de pior no homem. O de Kubrik estimula a evolução humana. Mas, para a infelicidade do homem, existem figuras monolíticas que são estímulos para a INVOLUÇÃO, verdadeiros atrasos para o estágio evolutivo alcançado a duras penas pelo homem.

Três anos atrás um bloco desses caiu no Brasil, e o seu estímulo vem fazendo o maior estrago em nossa civilização, despertando em alguns brasileiros o que têm de pior em sua alma. Desde então, por exemplo, médicos passaram a desconhecer a ciência, especialmente a ars curandi, a farmacologia e a clínica médica.

A partir da influência desse monólito a nossa ciência vem sofrendo um processo de involução: abandonados, sem verbas públicas, institutos deixaram de pesquisar e estão paralisando as suas atividades. As universidades, tratadas com recurso minguado, também estão abandonando as pesquisas.

Institucionalmente abandonadas, a educação e a cultura, tratadas à míngua, foram “estimuladas” a deteriorar-se, e ações foram tomadas para que as grades curriculares fossem modificadas obedecendo um programa de retrocesso nacional. A cultura tem sido perseguida, tratada a ferro e fogo.

O meio ambiente também está sofrendo um processo de degradação acelerada: sem a fiscalização dos institutos IBAMA e Chico Mendes, que tiveram reduzidos o números de fiscais, sendo drasticamente reduzida, vem acontecendo nítido avanço de ações agressoras, públicas e privadas, contra a natureza do Brasil. Matas estão sendo devastadas, rios poluídos por mercúrio. Peixes e animais morrendo, fortalecendo o processo de extinção. Ninhos são destruídos.

A sociedade brasileira vem correndo sérios riscos, especialmente comunidades indígenas, privadas de assistência e sofrendo ameaças físicas, com a morte de muitos índios.

O monólito também está estimulando a cultura da morte pelo governo federal e agindo como retrocesso para conquistas sociais e administrativas. Como fez com a ampliação dos pontos para infratores do trânsito, o que é um estímulo para o mau motorista. O mesmo acontece com o pretendido fim dos radares nas estradas, do cinto de segurança e, brevemente, quem sabe, das faixas para pedestres. Assim como a liberação de armas tem provocado mortes no trânsito.

Essa mesma cultura da bala estimula o culto à violência, policial e civil, ceifando muitas vidas, principalmente de jovens, pobres, negros e pardos. O preconceito também tem tido um incremento inédito, vitimizando principalmente crianças pobres e pardas. O mesmo está acontecendo com as comunidades negras de todo o país.

O Brasil era um exemplo de relações internacionais. Há três anos que as relações internacionais equivocadas e preconceituosas foram estimuladas para sofrer retrocesso, destinando o nosso país aos piores lugares do mundo. Tornando possível o desejo do atual monólito do mal: o Brasil tornar-se o pária das nações, desejo institucional revelado pelo ex-chanceler Ernesto Araújo.

Esse monólito do mal influenciou até os poderes paralelos. Os maus políticos, em sua imensa maioria identificada com o bloco Centrão, aproveitaram para locupletar-se ainda mais do que já o faziam. Um exemplo: criaram fundos financeiros não-fiscalizáveis e espalharam-se pelo serviço público em verdadeiros feudos, para lucrar e dificultar ainda mais os órgãos de fiscalização.

Outras instituições têm dado sinais de que também sofreram influência nefasta, retrógrada, desse monólito, como mostra o comportamento omissivo da Procuradoria-Geral da República. E como revelam os gastos das Forças Armadas e o aparelhamento político das polícias federais.

***

Assistindo às notícias da Guerra na Ucrânia, é possível fazer duas previsões. Uma é óbvia: que a guerra vai terminar, cedo ou tarde. E a Rússia parece que não vai levar. A outra é que a Ucrânia, que vem sendo destruída pela política de terra arrasada praticada pela Rússia, terá imensas dificuldades para reconstruir o país.

Traçando um paralelo com o momento político do Brasil, onde está acontecendo guerra do progresso contra o atraso recém-instalado, também é possível fazer duas previsões. A primeira é que esse grupo maléfico que ora está no poder terá um fim próximo. A outra é que a nossa nação e a nossa sociedade serão destruídas pela política de terra arrasada atualmente praticada e teremos muitas dificuldades para nos reerguermos.

Teremos que reconstruir o país, que sofreu um retrocesso de duas décadas em três anos, em todas as conquistas, sociais e econômicas. Mas a ciência e o progresso sairão vitoriosos!

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.