O INDEFENSÁVEL, por Camilo Flamarion

Imagem copiada do Contraditório (página no Facebook)

Recebi com surpresa crítica a minha pessoa publicada nesse blog, em matéria assinada pelo Presidente da Empaer, Sr. Nivaldo Magalhães.

Tentando se defender do indefensável, não admira que tal crítica parta exatamente de um dos responsáveis diretos pela erosão ou vossoroca provocada nas três empresas agrícolas do Estado, criando sem necessidade a Empaer.

A sua infeliz ação ficará marcada na história da agropecuária, como o homem que conseguiu desmontar e destruir três importantes empresas do setor agrícola, sem consultar um único especialista no assunto.

Ah, agora entendi o porquê de tudo. É que o Sr. Nivaldo, não sendo da área, mas psicólogo, não teve noção do estrago que iria causar. Teimou na junção da Pesquisa com a Extensão na Paraíba, já que, com rara exceção, prosperou essa junção nos demais estados brasileiros.

Eu, sem dever nenhum favor e com muito respeito, informo ao Sr. Nivaldo que com orgulho sou Engenheiro Agrônomo, Pesquisador da Embrapa há 46 anos, e com os meus esforços consegui me especializar com um
doutorado na Espanha e três pós-doutorados no Brasil.

O Sr. Nivaldo necessita melhor se qualificar para destilar o seu veneno em quem merece.

Em resposta àquilo de que me acusou, esclareço que quando estive à disposição da extinta Emepa, por mais de 35 anos, fui, com muito orgulho, Diretor Técnico, promovi o maior evento agrícola do Estado, o Simbrau, produzi seis livros técnicos sobre a cultura do urucum, um sobre a mangabeira, produzimos e distribuímos com os produtores rurais mais de 800 mil mudas de urucum, publiquei mais de dez trabalhos científicos, coordenei dois projetos de pesquisa aprovados pelo Banco do Nordeste, BNB, participei como membro titular em diversos projetos de pesquisa sobre inhame, umbu, caju, abacaxi, urucum e mangaba.

Fui ainda coordenador de produção de sementes e mudas, coordenador dos projetos, milho, milheto e sorgo e de difusão de tecnologia.

O Sr. Nivaldo necessita saber, porque não é do seu ramo, que ser membro de projeto difere da condição de coordenador apenas na ordenação das despesas. A participação de cada um na equipe é igual, mas talvez maior do que a de coordenador.

Lembro também ao Sr. Nivaldo que proferi mais de 80 palestras sobre a cultura do urucum em todo o Brasil e participei a convite, como membro titular, de mais de 30 bancas examinadoras de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Modéstia à parte, elevei, juntamente aos valorosos e demais competentes pesquisadores, o bom nome da Emepa.

Creio que você, Sr. Nivaldo, não está sendo justo comigo, que sempre estive ao seu lado, defendendo-o de muitas críticas feitas por pessoas do seu próprio convívio.

Mesmo assim, sinto muitas saudades da Emater e Emepa, que prestaram relevantes serviços ao homem do campo, hoje totalmente desassistidos.

É prudente explicar que o Sr. Nivaldo chegou a comandar as citadas empresas, menos por competência e mais por fazer versos para agradar o ex-governador Ronaldo Cunha Lima e por tabela o filho deste, Cássio Cunha Lima, então governador. que mesmo, por sua competência.

Também é preciso lembrar que o Sr. Nivaldo deixou por oportunismo o Governo Cássio para apoiar Ricardo Coutinho e, por último, deixou Ricardo por João Azevedo. Nunca vi tanta coerência! Agora, meu amigo, em que palanque você vai subir para fazer versos?

A maior prova da sua incompetência é, agora em 2022, o absurdo na devolução de quase 1,5 milhão de reais relativos a três projetos de pesquisa, por falta de viabilização por parte da Diretoria, em um tempo de escassez de recursos.

Tudo isso é apenas o começo, porque maiores destroços ainda virão! Não queira, Nivaldo, culpar os abnegados secretários da Agricultura que passaram ou mesmo os demais governadores que confiaram, entregando as valorosas empresas para você administrar.

Para finalizar, saiba que não guardo mágoa ou rancor. Muito pelo contrário. Como cristão, dou-lhe o perdão e peço a Deus que o abençoe, concedendo-o muita sabedoria e paz de espírito.

• Camilo Flamarion é Engenheiro Agrônomo

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.