EMBUTIR A FIAÇÃO É A SOLUÇÃO, por Babyne Gouvêa

Imagem meramente ilustrativa copiada do site de Marcos Papa

O que seria da Iluminação pública sem eles? Sobrecarregados, sustentam um emaranhado de fios ligados a redes elétricas, telecomunicações e TVs a cabos. Sim, são eles – os postes urbanos.

Esteticamente, o visual é horrendo, entristece os olhos de qualquer cidadão. Estão cada dia mais assoberbados de fios. Muitos chegam a perder a postura originalmente ereta.

Além de suas funções convencionais, os postes vêm tendo outras atribuições. Uma delas, como vitrines de propaganda de cartomantes, videntes, corretores de imóvel, imobiliárias, eletricistas, encanadores…

Desperta atenção a forma apelativa do papel escrito afixado em sua estrutura. Os dizeres são diversos: “Madame Jurema trará o seu amor de volta”, “Você terá um novo emprego” e por aí seguem as promessas e ofertas de serviço.

No ambiente barulhento das ruas, há quem pare e leia atentamente o papelzinho promissor. O indivíduo crédulo anota o contato. Com receio de estar sendo observado, abandona bem rapidinho o lugar, olhando de soslaio.

A sorte, então, está lançada. Deposita nos místicos a sua esperança. A dor premente, talvez, seja amenizada após a consulta. Ou o valor pago aumente a sua angústia.

Se não confia na magia pode partir para o anúncio subsequente, também exibido nos solícitos postes: os empréstimos por agiotagem. Um pai desesperado sem a feira familiar se submete à presteza ilusória. E ai dele se não quitar a dívida no dia previsto.

Tristemente, os postes servem também como amparo e testemunha. Ocasionalmente, o motorista os procura, de forma involuntária, para estancar o carro em uma colisão.

A sua versatilidade segue adiante: o cachorrinho tem com eles uma atração atávica. O canino herda dos pais o hábito de fazer neles as suas necessidades, sem inibição.

Com um perfil retilíneo servem de apoio aos casais que preferem os afagos mais calientes. Os amantes se sentem mais protegidos em momentos de arroubo. O frenesi amoroso ajuda-os ignorar a paisagem nada bonita dos fios acima de suas cabeças.

Um sistema de fiação subterrâneo seria a sugestão de uma contribuinte atenta à organização da paisagem do município onde reside.

Oxalá, um dia, os postes urbanos se destinem ao uso exclusivo da iluminação pública, sua principal utilidade.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para EMBUTIR A FIAÇÃO É A SOLUÇÃO, por Babyne Gouvêa

  1. Muito bom texto! A autora nos trouxe um problema muito atualizado. E muito pertinente: causa pavor observar a fiação das nossas artérias.
    Acrescentando à lista mais uma utilidade aos postes, lembro que em 2010 Lula elegeu um poste para presidir o país…

  2. Marta Pessoa escreveu:

    Adoro seu jeito elegante de falar do nosso dia a dia.
    Eu acho esta maçaroca de fio uma feiura desnecessária.
    Aqui esperando seu próximo texto, Babyne 😉