VELHICE ULTRAJANTE, por Babyne Gouvêa

O Irmão Rabugento – O Ponto Dentro do Círculo

Imagem copiada de O Ponto Dentro do Círculo

Por favor, não deixem que eu me torne um velho ranzinza! Esse apelo parte daqueles que abominam o mau humor. Convenhamos, não há nada mais insuportável.

Os exemplos de idosos mal-humorados são vários e, muitas vezes, hilários. Sim, hilários quando não há convivência próxima, porque o contrário é algo aborrecível.

Comum no presente vermos pessoas com idade avançada discutindo política; isto é, reproduzindo asneiras sem demonstrar conhecimento sobre o assunto. Beira o ridículo. Haja paciência com tantas repetições vazias e inverídicas – um real TOC (transtorno obsessivo compulsivo).

Esse comportamento pode ser atribuído à idade? Se for, uma ida ao geriatra fará bem não só ao paciente como a quem convive com ele. Certos temas devem ser discutidos com inteligência e leveza; a raiva deve ser descartada, já bastam os dissabores que as pessoas enfrentam em sua existência.

Certos personagens se eternizaram como protótipos da rabugice: Sr. Lunga, natural de Juazeiro do Norte-CE, com uma rica participação na Literatura de Cordel. É engraçado, não há dúvida, desde que não saia do folheto. Outro exemplo ficou celebrizado pelo humorista Chico Anísio: Sr. Popó. Motivo risível porque não saía da tela.

Por favor, não deixem que eu me torne um velho violento! Esse apelo parte daqueles avessos à agressividade. Sejamos sensatos, a atrocidade é terrível.

Os casos de senis ameaçadores da democracia crescem assustadoramente. Vejam o cantor sertanejo – ícone da Jovem Guarda; se tornou um velho ameaçando extinguir a Constituição. Sim, isso mesmo, ao ensejar a expulsão dos ministros do Supremo Tribunal Federal está tentando abolir a Constituição.

Outro decrépito usou as redes sociais para ensinar como eliminar um agente da segurança pública. E olhem que se trata de um presidente de partido político. A decrepitude também tem limites, não existe amparo legal para essa faixa etária executar atos levianos.

Expectativas irracionais e personalidade inescrupulosa na velhice é ultrajante; pelo andar da carruagem serão necessárias medidas drásticas contra essa inconsequente velhice.

Por favor, que ninguém apareça com piedade alegando mal da idade!

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.