CENSO 2021, por Eurípides Mendonça

Uma das pesquisas mais importantes para o destino de um país é o censo demográfico decenal. Suas informações são imprescindíveis para o estabelecimento de políticas públicas de educação, saúde e infraestrutura, entre outras.

Por temor de que o censo não seja realizado, um grupo de empresários nordestinos contratou um instituto de renome nacional para realizar um “minicenso demográfico”.

Considerando seu alcance, seus patrocinadores resolveram compartilhar os resultados com toda a sociedade. A seguir, serão apresentados alguns conteúdos e detalhes das ocorrências da coleta de dados em campo.

QUANTO À COLETA DE DADOS

1) A coleta de dados ocorreu com todos os requisitos de segurança para evitar a propagação da Covid-19, tais como o uso de álcool gel, máscaras e o distanciamento mínimo de 2m;

2) O protocolo da pesquisa estabelecia rígidas regras de conduta para o recenseador e recomendações e alertas para o recenseado, sendo uma das mais importantes que o pesquisador não comentaria as respostas do pesquisado, enquanto o pesquisado se comprometeria a apenas responder com a verdade às perguntas formuladas;

3) Que devido à diversidade do grau de escolaridade do recenseado, não foram raros diálogos não recomendáveis tais como:

“Ô Recensadô, tu não te mete a besta!” “Um pergunta e outro só responde. Simples assim”

QUANTO AOS RESULTADOS DO BLOCO – LAZER

4) À pergunta sobre se assistia na televisão algum programa tipo “reality show”, 95% dos pesquisados responderam que não.

5) Perguntado se torcia para algum candidato dos “reality show” atualmente veiculados na TV, a maioria absoluta, ou seja, 95% dos entrevistados, respondeu que não;

6) À indagação sobre qual o melhor filme que já assistiu, a resposta de 95% dos respondentes foi “Romeu e Juliette”.

Desobedecendo ao protocolo, o pesquisador interveio e disse: “O nome correto do filme é Romeu e Julieta”. E se irritou mais ainda quando o pesquisado fez uma segunda intervenção para provocar:

– Só falta o senhor dizer que essa Juliette do filme também se escreve com dois “T”!

7) Ao questionamento de qual o parque onde passa a maioria das festas de São João, cerca de 95% responderam ‘Parque do Povo’;

QUANTO AOS RESULTADOS DO BLOCO SITUAÇÃO DO TRABALHO

8) À pergunta sobre o nome do seu patrão, cerca de 95% responderam não ter patrão e sim uma patroa, cuja prenome era Juliette com 2 “T”;

9) À pergunta sobre qual a sua profissão, cerca de 95% responderam ser Tropeiro da Borborema.

Indevidamente ocorreu uma terceira intervenção do recenseador alegando que tropeiro não era uma profissão, o que motivou mais um protesto nos termos:

– Ô, Recensadô, tu não te mete a besta! Um pergunta e outro só responde. Simples assim.

QUANTO AOS RESULTADOS DO BLOCO DADOS DA FAMÍLIA

10) À indagação sobre o grau de expectativa de vida na família, cerca de 95% responderam que os homens morriam primeiro e, portanto, “eram famílias de viúvas”;

11) À pergunta se sabia o prenome de sua bisavó, cerca de 95% responderam ser Juliette com 2 “T”;

12) À pergunta se sabia o prenome de sua avó, cerca de 95% responderam ser Juliette com 2 “T”;

QUANTO AOS RESULTADOS DO BLOCO DE DADOS PESSOAIS

13) À pergunta sobre o estado civil, cerca de 95% responderam que eram solteiros;

14) À pergunta se consideravam beleza, altivez, resiliência, humildade, coerência, carinho, cultura e alegria como qualidades ideais para uma companheira, cerca de 95% dos respondentes responderam que sim;

15) À pergunta se sabiam o prenome de alguma mulher que possuísse todas as qualidades apontadas na questão anterior, cerca de 95% dos pesquisados disseram Juliette Freire.

QUANTO ÀS CONCLUSÕES DO MINICENSO DEMOGRÁFICO 2021

A auditoria interna do Instituto de Pesquisa Mendonça de Souza, tendo à frente o perito Daniel Abella Cavalcante Mendonça de Souza, Gerente de Projetos e Professor das duas Universidades mais tradicionais de Campina Grande, respectivamente – a Virtus/UFCG e a Unifacisa, recomendou uma auditoria internacional, porque detectou uma série de inconsistências (fraudes ou não) nos resultados tais como:

a) que em todas as perguntas o índice de resposta era sempre de 95%;

b) que o único nome feminino citado em 95% dos domicílios era Juliette;

c) que muitas perguntas do minicenso não eram condizentes para subsidiar a construção de políticas públicas;

d) que aparentemente a pesquisa apresentou um viés ao explorar apenas o gênero feminino;

e) que os recenseadores deveriam ser submetidos a uma reciclagem para respeitarem as respostas dos recenseados, evitando-se transtornos que podem comprometer os resultados.

QUANTO ÀS CONCLUSÕES DA AUDITORIA INTERNACIONAL

Coube ao brasileiro Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza, que trabalha no insuspeito Google da Suíça, a decisão de validar os resultados.

O perito afirmou que realmente o fato de 95% das mulheres nordestinas se chamarem Juliette merecia uma reflexão, pois o esperado seria a predominância de “Marias e Josefas”, mas fundamentou que era um mero fenômeno de explosão emocional coletiva potencializado pela labilidade emocional, o confinamento prolongado e o resultado de que 95% não torciam para participantes de “reality”.

Acrescentou ainda que os supercomputadores do Google e o perito (cursou graduação em computação em Campina Grande e venceu Olimpíadas Internacionais) descobriram que a supercitada Juliette é natural de Campina Grande, fundamentado no fato da profissão de tropeiros lembrar os pioneiros que fundaram a cidade, no caso os Tropeiros da Borborema, além do mais o Parque do Povo é de Campina Grande.

Encerrou seu parecer pela validade dos resultados, com intervalo de confiança de 95%, inclusive o resultado indica que 95% dos lares nordestinos são ocupados por Juliettes, com dois “T’.

Recomendou  por último, que até a data de 4 de maio de 2021, o minicenso demográfico 2021 seja publicado em uma revista científica internacional.

Viva o Nordeste! Viva a Paraíba! Viva e boa sorte, Juliette Freire!

• Eurípedes Mendonça é Médico

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para CENSO 2021, por Eurípides Mendonça

  1. Humor fino… Muito bom, Eurípedes!