IMPEDIMENTO, por Aderson Machado

Image for post

(Imagem copiada de medium.com)

Eu não entendo por que, até agora, a International Board ainda não aboliu, de uma vez por todas, essa malfadada Regra do Impedimento no esporte mais popular do mundo – o futebol!


De uma coisa eu tenho certeza absoluta: quando isso um dia vier a acontecer, sem sombra de dúvidas, o futebol vai ficar mais dinâmico, alegre, e, porque não dizer, empolgante!

Como perguntar não ofende, eis aqui uma questão: se o impedimento, de há muito, foi abolido do Futsal, então por que não fizeram a mesma coisa com relação ao futebol de campo? Assim sendo, até quando, nós, torcedores, vamos ter que aturar os constantes e irritantes erros dos hoje chamados assistentes, com relação à marcação equivocada dos impedimentos?

Tenho consciência de que muitos impedimentos são escandalosos, e, portanto, fáceis de serem marcados. Tudo bem. No entanto, isso é quase uma exceção. A maioria dos impedimentos é duvidosa, o que induz os assistentes a cometerem muitos erros nessas marcações.

Com efeito, ora são marcados impedimentos, quando a jogada é legal, e, por outro lado, quando, efetivamente, o jogador está impedido, o assistente deixa a jogada prosseguir, e o pior é que esse tipo de equívoco tem sido decisivo no resultado de muitos jogos.

De outro lado, não adianta, para a arbitragem, o uso dos recursos eletrônicos, que os comentaristas – principalmente os de TV – usam para analisar os lances de impedimento. Portanto, os senhores assistentes não dispõem de replay para tomar uma decisão correta.

Assim, como a arbitragem não leva em consideração a ajuda dos recursos eletrônicos, e como, a cada partida disputada, os erros de marcação dos impedimentos continuam acontecendo, é por isso que sou a favor da eliminação da regra do impedimento no futebol de campo.

Eu ainda acredito que os “velhinhos” da Fifa irão rever os seus conceitos, e abolir, de uma vez por todas, essa regra. Afinal, a coisa tem que ser dinâmica, e no futebol, principalmente.

Na hipótese de não haver a regra do impedimento, o que aconteceria na prática do futebol? É claro que as defesas dos times conflitantes teriam que ficar mais atentas, a fim de que os atacantes adversários não recebessem a bola na cara do gol, como se diz no jargão do futebol.

Nesse caso, fica claro que as defesas terão uma responsabilidade bem maior, porquanto os atacantes ficarão liberados para receber a bola em qualquer situação dentro das quatro linhas, e, dessa forma, a média de gols tenderia a aumentar, e os torcedores iriam agradecer.

Afinal de contas, o gol é o orgasmo do futebol! Por outro lado, um jogo com um placar de O x O não tem a menor graça, não é mesmo?

***

  • Nota do Autor: Quando escrevi este artigo, ainda não existia o VAR. No entanto, com a implantação deste, fico ainda mais convencido de que a extinção da lei do impedimento acarretaria um bem para o futebol mundial, porquanto, a meu ver, o que veio para dirimir dúvidas está mais atrapalhando do que ajudando!
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.