PELÉ – 80 ANOS, por Aderson Machado

Vida longa ao Rei: os 79 anos de Pelé em imagens históricas | VEJA

Momento maior da carreira de Pelé: o tricampeonato mundial pelo Brasil em 1970, no México (Foto: AP)

Pelé, o Rei do Futebol, completou 80 anos no dia 23 de outubro último. É uma data marcante para o futebol brasileiro bem como para o futebol mundial. Os menos jovens, digamos assim, devem se lembrar que Pelé, com apenas 17 anos, jogou na Copa do Mundo de 1958, quando o Brasil foi campeão mundial pela primeira vez.

Em 1962, aos 21 anos, Pelé participava do bicampeonato mundial, embora não tivesse jogado toda a Copa por motivo de contusão. Em 1966, uma nova contusão o retira da Copa, mas o Brasil não foi bem naquele Mundial, não passando da primeira fase.

Em 1970, enfim, veio a consagração. Pelé, pela quarta vez, volta a defender a nossa Seleção, e o Brasil tornou-se tricampeão do mundo, com uma grande atuação do nosso Rei, embora lá estivessem outras feras, como Tostão, Rivelino, Gérson, Jairzinho e outros mais.

O Mundial de 70 foi o último disputado pelo Rei Pelé. Foi por pura opção, pois ele, com menos de 34 anos, ainda tinha condições técnica e física para disputar mais uma Copa, até porque, também, ainda não tinha pendurado as chuteiras. O fato é que o nosso Rei achava que já tinha dado a sua contribuição a nossa Seleção com os três títulos conquistados. E que contribuição!

Pelé se consagrou não apenas pelos títulos que deu ao Brasil, mas, principalmente, pelas suas jogadas geniais, quer defendendo a nossa seleção, quer jogando pelo Santos Futebol Clube, no qual ele alcançou feitos internacionais inesquecíveis. O Atleta do Século conseguiu o bi sul-americano e mundial com o Santos, arrebentando em jogos contra os grandes Milan, Boca Juniors e Benfica. No final de carreira, rumou para os EUA para defender o New York Cosmos, que foi campeão nacional em 1977.

Questionado sobre as comparações com Maradona, o ex-técnico Zagalo foi curto e grosso: “O Pelé foi tricampeão mundial. O Maradona só ganhou uma Copa. O Pelé marcou quase 1300 gols. O Maradona não chegou nem aos 400. O Pelé era completo. O outro foi apenas um bom jogador. E nada mais.”

Por fim, devo dizer que tive a honra e a satisfação de ver Pelé jogar. Isso aconteceu no longínquo ano de 1969, em João Pessoa, num jogo amistoso que o Santos fez contra o meu Botafogo da Paraíba. Esse jogo foi vencido pelo Santos, e Pelé fez o gol de número 999, e depois foi para o gol. Aliás, existem controvérsias a esse respeito, tendo em vista que muitos especialistas no mundo do futebol acham que aquele foi, na verdade, o milésimo gol do Rei Pelé. Mas essa é uma outra história…

Polêmicas à parte, externo aqui os meus parabéns ao maior jogar de futebol que o mundo já conheceu.

  • Aderson Machado é Engenheiro Civil e Bacharel em Letras
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.