DIA DOS PROFESSORES, por Ana Lia Almeida

Matemática em Casa - M.M.C. Mínimo Múltiplo Comum. Aula #001 - YouTube

(Imagem: YouTube)

Se pelo menos hoje fosse feriado de verdade, eu poderia ficar 24 horas menos exausta. Ou teria mais tempo de preparar esse plano de aula de MMC e MDC, acho que as crianças não estão entendendo nada. 

Como é que se explica matemática a distância, me diga? Sem pegar na mão dos meninos e mostrar onde é que vai um e depois corta? Já tô vendo os números todos voando pelas linhas do caderno, eu tendo que baixar foto por foto e circular de vermelho, pra depois tudinho vir dizer que a mãe não lembrava do assunto. 

Só faltava mandarem fazer reforço com as mães desses meninos. Valei-me, Nossa Senhora! Livrai-me desse mal que sem isso eu já não durmo direito. Esse povo querendo que a gente faça milagre, dando pitaco em tudo, entrando na minha aula pra perguntar porque menino saiu chorando. 

Ai meu coração a ponto de infartar… Por que hoje não é feriado como antigamente? A gente ganhando maçã na véspera, a turma recitando poeminha de homenagem? Até o meu computador tá sem querer ligar, o microfone dando defeito, a conta da internet vencida há 5 dias e eu sem tempo de parar pra pagar, sem tempo de fazer xixi, uma aula atrás da outra, reuniões sem fim com a equipe pedagógica, treinamento disso e daquilo… Inferno de vida!

E ainda tem esse mínimo múltiplo comum que não entra na cabeça desses meninos de jeito nenhum! Já fiz esquema, já inventei música, já postei vídeo, e eles nessa de dizer que a mãe não se lembra. Por que não perguntaram aos pais, meu Deus? Cadê esses pais que não servem de nada na hora de ensinar os meninos?

Engraçado que Dia dos Pais e Dia das Mães, assim maiúsculo, todo mundo acha sagrado, tudo que é propaganda garantindo a comemoração. Já Dia dos Professores, nem os parabéns a gente recebe mais.

Os daqui de casa também sem entender nada dessas aulas online, mas pelo menos eu obriguei a dar os parabéns para as professoras deles, fizeram cartinha com adesivo e tudo. Tem de ensinar a ter educação, antes de aprender o MMC e o MDC. 

Deixa eu passar esse café aqui pra ver se pego no tranco. Qual a mínima quantidade de pó de café que pode ser utilizada no total de 500g do pacote para que renda o máximo de dias durante a semana? Essa vai para a mãe da Ritinha, da próxima vez que ela entrar na minha aula perguntando porque a menina saiu chorando.

  • Ana Lia é Cronista
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para DIA DOS PROFESSORES, por Ana Lia Almeida

  1. Acredito que a autora deva ser professora, pois está a traduzir tudo o que estão pensando as professoras durante o isolamento.
    E vejo que escreve muito bem, todos os seus textos são agradáveis. Ou pertinentes.
    Dias atrás traduziu o que pensam as crianças. E agora as professoras. Muito boa leitura.
    Ela tem razão: a ausencia de manifestações, públicas ou não, refletem a desvalorização da sua categoria.
    Mas existem exceções. E, se Rubens me permitir, poderei repassar a homenagem que eu fiz aos mestres.