Escritores, poetas e artistas querem Ângela Bezerra de Castro presidente da Academia

Ângela Bezerra de Castro, escritora, ensaísta e crítica literária (Imagem reproduzida do YouTube)

Pela primeira vez em sua história de 80 anos, a Academia Paraibana de Letras (APL) pode ser dirigida por uma mulher. Ângela Bezerra de Castro é o nome que escritores, poetas e artistas plásticos querem ver presidente da entidade.

Ela ainda não decidiu se vai concorrer ao cargo, mas sua candidatura já é consenso entre muitos acadêmicos que desejam promover o reencontro da APL com a sua origem, espírito e tradição de uma genuína academia de letras.

O grupo que defende Ângela presidente é formado majoritariamente por pessoas reconhecidas dentro e fora da Academia pela qualidade de suas obras, produção intelectual e proativa inserção no meio cultural paraibano.

Membro da Academia desde 1999, Ângela Bezerra de Castro é admirada pela competência no exercício de todas as funções que conquistou, a exemplo da docência universitária, ou lhe foram confiadas na administração pública.

Professora Doutora em Literatura, aposentada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Estado dirigiu a Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep) e foi coordenadora administrativa da Escola Superior da Magistratura (Esma).

“Ela é muito determinada, abnegada em tudo o que faz, além de ter a empatia e o carisma mais autênticos de uma líder nata”, avalia um ‘imortal’ mais entusiasmado com a possibilidade de ter Ângela na presidência da APL.

Graduada em Direito e em Letras pela UFPB, Ângela Bezerra de Castro é uma educadora por excelência. Iniciou sua carreira no magistério ainda muito jovem, ensinando em escolas particulares e públicas de João Pessoa.

Foi professora do Estadual de Cruz das Armas, do Liceu Paraibano e da antiga Escola Técnica de Jaguaribe, atual Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), antes de integrar o Departamento de Letras Vernáculas da UFPB, em 1976.

Com títulos de Mestra e Doutora obtidos em universidades do Rio de Janeiro, desde 1987 Ângela Bezerra de Castro é referência nacional de crítica literária. Naquele ano, ganhou o Prêmio José Américo de Almeida da Academia Brasileira de Letras (ABL).

‘Releitura de A Bagaceira: uma aprendizagem do desaprender’ é o título do ensaio com o qual Ângela arrebatou a premiação instituída em homenagem ao centenário do consagrado autor paraibano. A obra foi publicada pela editora José Olympio, do Rio.

Ângela Bezerra de Castro é autora ainda de ‘Um Ponto no Infinito Contínuo’ (1999) e de ‘Um Certo Modo de Ler’ (2008), além de organizadora da ‘Coletânea de Autores Paraibanos’ e da ‘Fortuna Crítica de José Lins do Rêgo’.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

3 Respostas para Escritores, poetas e artistas querem Ângela Bezerra de Castro presidente da Academia

  1. Eunice Ferreira escreveu:

    Sou uma admiradora de Ângela e NÃO abro mão em falar isso!

    Esse título, JÁ lhe pertence.

  2. Maria das Graças Santiago escreveu:

    Eu, Maria das Graças Santiago, membro da Academia Paraibana de Letras apoio, de forma incondicional, a candidatura de Angela Bezerra de Castro, à presidência daquela Casa.



  3. Pingback: Escritores, poetas e artistas querem Ângela Bezerra presidente da APL