PMJP abre licitação para construir primeira eco praça de João Pessoa

A primeira eco praça de João Pessoa é iniciativa dos moradores do Jardim Oceania, no Bessa

A Prefeitura de João Pessoa publicou na última quinta-feira (12) em seu Portal da Transparência o edital de licitação para construir a primeira eco praça da Capital, obra que deverá ser concluída até o início do próximo ano no  Jardim Oceania, Bessa.

O projeto arquitetônico foi definido pela comunidade e entregue à Prefeitura, que fez a adequação aos padrões de edificação do município que, agora, inicia o processo licitatório para escolha da construtora que realizará a obra.

A eco praça valoriza sugestões e demandas dos moradores e inova em sustentabilidade ambiental. Contará com energia solar para iluminação e poço artesiano para irrigar árvores frutíferas, plantas ornamentais e horta comunitária já existentes.

O projeto contempla ainda acessibilidade para surdos e cegos com rampas e calçadas de blocos intertravados com sinalização adequada, equipamentos de ginástica para idosos, parque infantil com balanços feitos de eucalipto, gangorras de madeira de reflorestamento e escorregador, espaço próprio para cães, estacionamento e bicicletário.

A primeira eco praça de João Pessoa nasceu de uma ação colaborativa de um pequeno grupo da comunidade, interessado em qualificar uma área pública que servia apenas para o despejo de lixo domiciliar e entulhos da construção civil.

O primeiro passo foi criar uma horta de plantas medicinais, iniciativa que agregou mais voluntários e expandiu para o plantio coletivo de várias espécies da flora nativa. Na sequência, foram realizados cursos, oficinas, lançamentos de obras literárias e festas populares tradicionais que impulsionaram o convívio multifamiliar.

O trabalho cooperativo ensejou a criação da Associação dos Moradores e Amigos da Eco Praça Jardim Oceania, que atua conquistando e agregando mais pessoas interessadas em melhorar, através da preservação ambiental, a qualidade de vida no local onde moram ou trabalham.

Clique aqui para acessar o edital publicado pela PMJP para a construção da eco praça.

  • Com informações e texto de Madrilena Feitosa
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para PMJP abre licitação para construir primeira eco praça de João Pessoa

  1. RADAR escreveu:

    O alcaide está verdadeiramente se notabilizando como o maior fazedor de praças da história tupiniquim, enquanto a saúde pública é uma lástima, ensino público é uma vergonha, e por aí segue… falta até vacina.