MP apura denúncia de irregularidade na seleção do Hospital Metropolitano

Hospital Metropolitano de Santa Rita ainda em construção (Foto: Walter Paparazzo/G1PB)

Denunciante aponta cancelamento de prova técnica para favorecer indicação política

O Ministério Público da Paraíba está apurando denúncia de irregularidade na seleção de pessoal para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, prestes a ser inaugurado pelo Governo do Estado naquela cidade da Grande João Pessoa.

O procedimento de apuração foi aberto esta semana pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Santa Rita, a partir da informação de um candidato que alega ter sido desclassificado obtendo pontuação igual à de outro concorrente que foi admitido.

Segundo a promotora de Justiça Anita Bethânia Rocha, trata-se de uma ‘notícia de fato’ registrada na Promotoria que a fez expedir ofício à empresa responsável pela seleção, requisitando os currículos dos dois candidatos envolvidos no caso para que fosse feita a análise da denúncia.

Blog também apura

A mesma denúncia – com mais detalhes – chegou ao conhecimento do Rubão na segunda-feira (12). Nela, o denunciante mostra que a empresa selecionadora, o Ipcep (Instituto de Psicologia Clínica Educacional e Profissional), mudou o edital de seleção para supostamente favorecer indicação política aos cargos em disputa.

Conta que uma colega classificada confidenciou-lhe que foi classificada, mesmo fazendo menos pontos que ele na seleção, graças o fato de ser nora de um prefeito do interior aliado do governador do Estado.

A candidata teria sido favorecida ainda pela supressão de uma etapa importante do processo seletivo – a prova de conhecimentos técnicos – que, de fato, desapareceu de um edital para outro. É o que mostram as fotos abaixo.

Três etapas de seleção no primeiro edital

No segundo edital, apenas duas etapas

O que diz o Ipcep

Procurado para prestar esclarecimentos, através de sua Assessoria de Imprensa o Ipce enviou ontem (15) ao blog o seguinte esclarecimento:

Na verdade, o que o senhor recebeu foi um print do edital 0001/2017, publicado no dia 16 de dezembro de 2017 e que continua disponível no site do IPCEP neste link: http://www.ipcep.org.br/pdfs/edital_metropolitano/html5forwebkit.html?page=0

Este edital nunca foi despublicado do site do IPCEP. Ocorre que o IPCEP, no uso de suas atribuições, publicou um novo edital, no dia 20 de dezembro de 2017, o edital 0002/2017, no qual retificou alguns itens, incluindo os referidos critérios de avaliação ora questionados.

Todo o processo seletivo para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires vem sendo conduzido com total lisura e transparência pelo IPCEP, que têm como um de seus valores o desenvolvimento humano.

A mudança de critérios de avaliação está facultada no regulamento de contratação do IPCEP, que também está publicado no site. O IPCEP se reserva a conduzir o processo seletivo da maneira mais conveniente para atender suas demandas com eficiência. Prevendo o volume de candidatos que iriam se inscrever diante do porte do Hospital, o IPCEP retificou os itens de avaliação no intuito de tornar viável a contratação dos colaboradores a tempo da inauguração do hospital.

Em tempo, o IPCEP lembra que toda a banca de entrevistadores é composta por profissionais experientes das áreas de recursos humanos e da saúde.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

6 Respostas para MP apura denúncia de irregularidade na seleção do Hospital Metropolitano

  1. Ariane Capistrano escreveu:

    Meu nome não saiu na lista de classificados nem de desclassificados. Tentei vaga pra enfermeiro do trabalho , como devo proceder neste caso ?

  2. Ludimila escreveu:

    Como que eu posso saber se minha nota foi menor se não tem minha nota em canto nenhum?!!!!

  3. Antônio Carlos escreveu:

    Inclusive tem outra irregularidade, como pode uma pessoa se candidatar a uma vaga e estar entrevistando os candidatos!

    • JOAO PAULO escreveu:

      A ENTREVISTA FOI DE PESSIMA QUALIDADE UMA BAGUNCA QUEM ME ENTRESVISTOU PAROU MAIS DE 4 VEZES PRA ATENDER O CELULAR , AONDE TA A LISTA DOS DESCLASSIFICADOS , QUAL QUITERIO UTILIZADO NA SELECAO , QUAL NOTA EU TIREI ENTAO , ARRUMADINHO E MUITA PILANTRAGEM

  4. Diogo Silva escreveu:

    Fiz essa seleção simplificada e meu nome não saiu em nenhuma das listagens, nem dos desclassificados nem nos classificados. Fiz reclamações e com 10 dias úteis a organização do evento não me deu nenhuma resposta. Sendo assim entrei com uma denúncia no Ministério Público e outra no Tribunal de Contas. Mostrando assim a falta de competência dessa empresa.

  5. Sérgio Aires escreveu:

    Pq eu não me admiro ?