Ex-secretário lança livro sobre transparência pública em JP

Secretário de Transparência da Prefeitura da Capital de 2013 a 2015, o professor Éder Dantas lança às 19h de sexta-feira (15) o livro ‘Transparência e Controle Social em João Pessoa’. O lançamento será realizado na livraria Sebo Cultural, na Avenida Tabajaras, 848, no Centro da cidade.

A obra traz visão e avaliação do autor sobre a política de transparência e controle social adotada pelo governo municipal nos três primeiros anos de gestão do prefeito Luciano Cartaxo, período em que Éder articulou a criação da Lei Municipal de Acesso à Informação (Lei 12.625, de 25 de setembro de 2013).

Não deve ter sido fácil dar uma nova dimensão à transparência pública na administração municipal, mesmo numa Capital de Estado, que segundo Éder foi marcada historicamente pelo clientelismo, patrimonialismo e autoritarismo, “em que o público foi tradicionalmente confundido com o privado”.

“No período em que o professor Éder Dantas foi Secretário de Transparência Pública e Controle Social, a Prefeitura de João Pessoa saiu das últimas posições no quesito transparência administrativa para se destacar nos primeiros lugares como uma das mais transparentes do Brasil entre as capitais, segundo a CGU, o MPF e o Instituto Contas Abertas”, ressalta texto de divulgação do lançamento do livro.

 

Historiador, Doutor em Educação e professor do Departamento de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (Campus de João Pessoa), Éder Dantas (foto ao lado) é também pesquisador do Mestrado em Políticas de Gestão e Avaliação da Educação Superior da mesma instituição.

Militante histórico do Partido dos Trabalhadores, Éder deixou o governo Cartaxo em setembro de 2015, tão logo o prefeito desfilou-se do PT para ingressar no PSD de Gilberto Kassab e Rômulo Gouveia.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.