Em João Pessoa, povo anda no meio da rua porque calçada é de carro e camelô

Camelôs em João Pessoa (Foto: Paraíba.com)

O Procon de João Pessoa anunciou hoje a retomada da campanha ‘Libera aí’ a partir desta quarta-feira, agora na fase de fiscalizar e multar comerciantes que exploram como estacionamento particular a calçada pública. Embora todo mundo saiba, como diria o poeta, que a calçada – tanto quanto a praça – é do povo, “como o céu é do avião”.

Mas o esforço do Procon, pelo visto, é isolado e restrito às empresas do comércio, especialmente do Centro da Capital, por onde a campanha recomeçou. Porque falta calçada também para o povo andar quando nela só cabem os carros, por falta de recuo suficiente, o que obriga o pedestre a caminhar pelo leito da rua, sob risco de atropelamento.

Disciplinar ou punir o estacionamento em calçada que elimina o passeio público é responsabilidade da Semob – Superintendência de Mobilidade Urbana da Prefeitura, salvo melhor juízo que o meu. Mas o órgão dá uma de João sem Braço diante do problema, tal e qual faz a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que sob a gestão do prefeito Luciano Cartaxo desenvolve camelódromos pela cidade.

Com a proximidade do ano eleitoral, o que já é ruim tende a piorar, considerando que o alcaide da Vila Filipéia certamente não adotará medidas repressoras nem organizadoras do espaço público. Não adotará porque tem pretensões de trocar o Paço pelo Palácio e deixar a bagunça para o seu sucessor, possivelmente o vice Manoel Júnior, arrumar.

Para tentar justificar o injustificável, não se admire se o governo municipal apresentar o argumento de que o vendedor ambulante é resultado da crise econômica que assola o país e faz crescer a informalidade do emprego tanto quanto o exército de desempregados.

Mas aí, no contraponto, é bem possível que um gaiato apareça para lembrar que toda essa desgraceira tem a ver com o desempenho do governo Temer, que consegue piorar bastante o que já é muito ruim. O mesmo governo Temer que tem na sua base aliada, como um dos principais sustentáculos, o PSD de Luciano Cartaxo.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.