TCE vai investigar sistema de multas de trânsito da Prefeitura da Capital

(Foto: Ilustração/ClickPB)

De janeiro a junho deste ano, multas aplicadas pela Semob renderam mais de R$ 8 milhões aos cofres municipais

Acatando proposta pelo conselheiro Nominando Diniz,  o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) decidiu hoje (9) fazer uma auditoria na Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) da Capital para saber como e quanto a Prefeitura Municipal de João Pessoa arrecada com multas de trânsito.

Relator das contas de 2017 da PMJP, ao abordar a questão durante a sessão plenária desta quarta-feira, Nominando ressaltou “a profusão de redutores eletrônicos de velocidade espalhados em pontos sucessivos da cidade”, referindo-se aos pardais, lombadas eletrônicas e pandeirões que multam excesso de velocidade nos principais corredores da Capital.

Nominando defendeu a necessidade do exame das receitas e despesas do município com esses equipamentos. Diante de tais argumentos, o conselheiro-presidente André Carlo Torres Pontes determinou à Diretoria de Auditoria e Fiscalização da Corte (Diafi) programar e realizar a auditoria proposta.

Câmeras também

A auditoria do TCE deverá incluir, além de pardais, lombadas e bandeirões, o volume de multas que a Semob aplica a partir das infrações de trânsito flagradas por câmeras de fiscalização instaladas em 12 pontos estratégicos da cidade desde fevereiro do ano passado.

Segundo dados divulgados em abril de 2016 pela própria Semob, em apenas dois meses de funcionamento o sistema de monitoramento aumentou em mais de 3.300 o número de multas de trânsito em João Pessoa. Na média, foram 56 multas por dia, 60% das quais por estacionamento proibido, 15% por fila dupla e os 25% por irregularidades diversas.

 

Este ano, de janeiro a junho, a receita da PMJP com multas somou pouco mais de R$ 8 milhões, conforme se pode ver do extrato reproduzido abaixo. O documento pode ser encontrado no Sagres, sistema de acompanhamento das despesas e receitas de Estado e municípios disponível no portal do TCE.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para TCE vai investigar sistema de multas de trânsito da Prefeitura da Capital

  1. Emiliano Fernandes escreveu:

    As diversas mudanças que ocorreram, principalmente no centro e na lagoa, são as grandes culpadas pelo aumento absurdo de multas, com destaque para as de estacionamento. Eu mesmo já paguei multas altas com estacionamento. Antes tínhamos na lagoa um estacionamento, o que esperávamos no mínimo, uma alternativa que não veio, agravando ainda mais o problema. São mudanças burras, pois não adianta apenas deixar bonito e organizado, há que se pensar no desenvolvimento econômico, reforçando estratégias que contemplem os problemas de forma inteligente e integrada, que é uma visão mais ampla tanto na questão dos investimentos públicos, como gastar e quanto, assim como transformações que avancem na melhoria do espaço público para a população, considerando os mais variados aspectos (social, econômico, urbano, etc)