Paraibana preside Conselho Deliberativo de entidade nacional de procuradores

Sanny, ao centro, com a nova direção da Anape e Lamachia, da OAB (Foto: Ascom/Aspas)

A advogada paraibana Sanny Japiassú é desde anteontem (7) titular de um dos três mais importantes cargos da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape). Ela assumiu na quarta-feira, em Brasília, a presidência do Conselho Deliberativo da entidade.

Cumprindo seu último ano como presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas), Sanny foi eleita em maio último na Anape para um mandato trienal, ou seja, ficará no cargo até 2020, juntamente com o novo presidente da Associação, o procurador Telmo Lins Filho, do Rio Grande do Sul.

Ontem (8), de volta à Paraíba, Sanny elogiou a gestão anterior da Anape, comandada pelo ex-presidente Marcello Terto, que se destacou como um dos mais combativos defensores da valorização dos procuradores de Estado, especialmente os da Paraíba, que sob o atual governo tiveram suas prerrogativas desrespeitadas.

“Todos nós que fazemos parte da nova gestão estamos imbuídos do desejo de contribuir muito pelo fortalecimento da Anape e, sobretudo, pela valorização da nossa carreira, mesmo sabendo que o momento atual não é dos mais fáceis”, disse, referindo-se ao apelo do novo presidente pela unidade da categoria em torno da aprovação de emenda constitucional (PEC 82/2007) que deve reforçar a autonomia institucional da advocacia pública.

Segundo Telmo Lemos Filho, os órgãos de advocacia de Estado são fundamentais no combate à corrupção, principalmente porque seu papel vai além das ações repressivas para priorizar a prevenção de crimes do gênero. Para tanto, argumenta, “uma advocacia pública institucionalmente autônoma é fundamental.”.

A solenidade de posse da Anape foi prestigiada, entre outras autoridades, pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que foi procurador de carreira, e o jurista paraibano Luciano Maia, professor da UFPB e Procurador da República.

  • Com informações e texto da Assessoria de Comunicação da Aspas
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.