A verdade sobre a superlotação do Complexo Arlinda Marques

Arlinda Marques: um hospital superlotado (Foto: G1PB)

  • Por Tião Lucena

Falou-se muito de superlotação no Complexo Pediátrico Arlinda Marques, mas quem falou esqueceu de dizer que isso está acontecendo por culpa do prefeito Luciano Cartaxo.


Explico: O Arlinda Marques foi criado para atender pacientes necessitados de cirurgias de média e alta complexidade.

Os serviços menos urgentes, como nebulização em crianças, crianças com febre e tosse necessitando de uma intervenção imediata, seriam prestados pelos serviços de pediatria dos hospitais de Mangabeira e Valentina, pertencentes ao município.

Mas o prefeito Luciano Cartaxo fechou os serviços de pediatria dos Hospitais de Mangabeira e do Valentina, forçando o povo carente da Capital a se socorrer do Arlinda Marques.

Daí a superlotação, já que no Arlinda se viu forçado a cuidar dos doentes graves e dos desprezados pelo prefeito de João Pessoa.

Convém lembrar que o Ministério da Saúde envia dinheiro para a Prefeitura. A saúde é municipalizada. Porém a Prefeitura, ao que parece, não dá muita importância às crianças.

O serviço de pediatria do Hospital de Mangabeira foi fechado por Luciano Cartaxo em 2014, informa aqui do lado, no zap, a ex-secretária de saúde do Município, Roseana Meira.

Esse serviço existia desde a primeira gestão do então prefeito Ricardo Coutinho. No governo de Luciano Agra foi feita uma ampliação no setor de pediatria, com direito a inauguração festiva. A ala foi batizada com o nome de Rebeca, aquela garotinha estuprada e assassinada pelo padrasto.

O prefeito fechou primeiro Mangabeira e concentrou o atendimento pediátrico no Hospital do Valentina, também construído pelo prefeito Ricardo Coutinho. Depois fechou o Valentina e as crianças tiveram que ser levadas para o Arlinda Marques, que já se desdobrava para cuidar daqueles que, gravemente enfermos, careciam de intervenções cirúrgicas de urgência e de alta complexidade.

As UPAs e PSFs da Prefeitura não atendem crianças. O Hospital do Valentina, reformado anos atrás para atender à população pediátrica da Capital, também não faz isso.

O município de João Pessoa possui 194 equipes de saúde da família, o que corresponde a 90 por cento de cobertura populacional, mas na hora de dar atenção aos pequeninos, manda tudo para o Arlinda Marques.

O Arlinda Marques realizou, no mês de março, 4.500 atendimentos de urgência, 60% destes fora do perfil. Esses 60 por cento seriam obrigação do Hospital do Valentina, que recebe aporte financeiro do Governo Federal para este fim.

O prefeito precisa se explicar.

  • Tião Lucena é jornalista, procurador do Estado e atual secretário executivo de Comunicação do Governo do Estado

Leia na postagem seguinte deste blog a versão da Prefeitura de João Pessoa, na palavra do secretário de Saúde do município, Adalberto Fulgêncio

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

4 Respostas para A verdade sobre a superlotação do Complexo Arlinda Marques

  1. Álvaro escreveu:

    Ai é bom d+

  2. Ora! Se é essa a verdade, quem deve ser chamado pela Curadoria da Saúde e de Pediatria do Estado da Paraíba e a Procuradoria Geral da República na Paraíba é a Administração do Prefeito Luciano Cartaxo para dar informações de onde anda os Recursos destinados à Saúde, especialmente às crianças. O Hospital Arlinda Marques sozinho não dará conta desta superlotação de toda a Capital, quando se sabe que a Saúde foi municipalizada e os recursos destinados aos cofres da Saúde Municipal da Capital. Assim, é bom receber o dinheiro, embolsá-lo e não repassar para quem finaliza o tratamento. Será que aparecer alguém, ou algum jornalista para comprar essa briga tendo o alcaide pessoense de frente?

  3. MILTON GUIMARAES escreveu:

    Por que a Secretaria de Saúde não abre uma sindicância e o Ministério da Saúde não toma providencias.A culpa cabe ao Governo do Estado por não comunicar este fato a Ministério da Saúde.