Pós Dom Aldo: Monsenhor Virgílio mantido como Vigário Geral

Dom Genival em momento de oração com os membros do Conselho (Foto: Ascom/Arquidiocese da Paraíba)

Dom Genival com os membros do Conselho (Foto: Ascom/Arquidiocese da Paraíba)

Monsenhor Virgílio Bezerra de Almeida foi mantido no cargo de Vigário Geral por Dom Genival Saraiva de França, nomeado pelo Vaticano Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba em substituição a Dom Aldo Pagotto, cuja renúncia ao cargo de arcebispo foi aceita semana passada pelo Papa Francisco.

A confirmação de Monsenhor Virgílio como Vigário Geral foi feita durante encontro de Dom Genival com os padres que integram o Colégio dos Consultores na manhã de ontem (9), no Seminário da Arquidiocese da Paraíba Imaculada Conceição, no Castelo Branco, em João Pessoa.

O primeiro contato de Dom Genival com os padres foi em uma capela do Seminário. Além do Monsenhor Virgílio, participaram os cônegos e monsenhores Dorgival Vicente Ferreira, Nereudo Freire Henrique e Ivônio Cassiano de Oliveira, os cônegos Ednaldo Araújo dos Santos, Geraldo Magela Christovam e José Marcílio Carneiro Cavalcanti e o padre Luiz Antônio de Oliveira.

“Dom Genival apresentou a todos o Decreto da Congregação para os Bispos (Prot. N. 432/2016, publicado no dia 6 de julho de 2016), com a nomeação do Papa Francisco, que o tornou Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba. O Decreto foi lido pelo chanceler da Arquidiocese da Paraíba, Pe. Abel”, diz nota da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese distribuída na madrugada de hoje.

Por sua vez, o administrador explicou aos presentes que não havia necessidade de uma solenidade de posse. “Desde o dia 6 já era, por força do Decreto, o Administrador Apostólico. Este encontro trata-se de uma apresentação oficial ao Colégio dos Consultores”, disse Dom Genival.

O Colégio dos Consultores, órgão consultivo permanente da Igreja Católica, tem como função colaborar com a administração da Arquidiocese, inclusive nos assuntos de natureza econômica, financeira, patrimonial e jurídica.

“Durante o encontro na Capela, Dom Genival fez um breve relato sobre a sua vida religiosa. Após momentos de oração, esta parte do encontro foi encerrada com todos cantando o Hino de Nossa Senhora das Neves – Padroeira da Arquidiocese da Paraíba. Numa sala do Seminário, aconteceu a reunião fechada entre Dom Genival e o Colégio dos Consultores. Nela, diante de todos, Dom Genival assinou o Comunicado que informa que ele havia assumido o ofício de Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba”, informa o texto da Arquidiocese.

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para Pós Dom Aldo: Monsenhor Virgílio mantido como Vigário Geral

  1. Frei Severino Fernandes de Sousa escreveu:

    Ao Mons. Virgílio:

    Sou Frei Severino Fernandes de Sousa, resido em Salvador mas vez por outra assessoro a Fundadora da Comunidade Adorai no Valentina, em João Pessoa, e, convidado por ela par o Encontro com o Cardeal Lawrence entre os dias 05 a 07 de dezembro em Ipuarana, peço ao Mons. Virgílio instruções de como proceder a inscrição e de como fazer o pagamento da taxa do Encontro.

  2. Frei Severino Fernandes de Sousa escreveu:

    Quero dar os parabéns ao Administrador Apostólico de João Pessoa, Dom Genival, e desejar um frutuoso trabalho pastoral.