A concessão de um título de Doutor Honoris Causa ao ministro Ricardo Lewandowski foi abortada nesta quarta-feira (29) durante sessão do Conselho Universitário (Consuni) da UFPB, no Campus de João Pessoa. A primeira reação à proposta apresentada pelo vice-reitor da instituição, Professor Eduardo Ramalho Rabenhorst, partiu da Professora Maria Luíza, diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).
Segundo Maria Luíza, a homenagem é imerecida porque o Supremo Tribunal Federal (STF), do qual o homenageado proposto é presidente, foi e permanece omisso diante do ‘golpe’ contra a presidente Dilma Rousseff, referindo-se ao processo de impeachment a que responde a governante afastada. A manifestação contrária a Lewandowski foi seguida por outros membros do Consuni, abrindo-se um debate com o proponente do mais importante título acadêmico que a Universidade pode outorgar.
Rabenhorst contra-argumentou que se o STF cumpre algum papel político, esse papel é o da política no melhor dos sentidos, no sentido republicano do termo. Depois disso, diante da insistência de alguns conselheiros em criticar a proposta, o vice-reitor pediu para que o processo fosse retirado de pauta como forma de não expor o ministro Ricardo Lewandowski ao constrangimento de ter o seu nome recusado como Doutor Honoris Causa de uma universidade pública.
O projeto de homenagem ao presidente do STF foi apresentado originalmente ao Departamento de Direito Público do CCJ, onde recebeu aprovação ad referendum do Conselho de Centro pelo vice-diretor Robson Antão. Já no Consuni, a proposta recebeu parecer favorável. Mas, diante da polêmica, foi retirada de pauta pelo vice-reitor, que se retirou da sessão dando por encerrado o debate com os conselheiros contrários à homenagem a Lewandowski.
É BOM ESCLARECERO Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.
4 Respostas para Abortada concessão de Doutor Honoris Causa da UFPB ao presidente do STF
Parabéns professora Maria Luíza, diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade Federal da Paraíba por sua determinação negando um título que o ministro Lewandowski não merece por participar de um golpe claro e cristalino. Só visitou a Dilma para pedir aumento abusivo para si e seus pares.
Parabéns por ter retirado a pauta , quem não respeita a Democracia seja ele o cidadão que for , ou qual cargo o culpa não merece receber Honrarias.
Parabéns por ter retirado apauta , quem não respeita a Democracia seja ele o cidadão que for , ou qual cargo o culpa não merece receber Honrarias.
Muito coerente a decisão final da UFPB.