Uma festa para quem dedicou a vida ao livro e à leitura

Zezita Matos recitando autores paraibanos na festa literária dedicada a Luiz da Livraria

Homenagem ao livreiro Luiz Carvalho da Costa pelo centenário de seu nascimento, realizada na manhã do último sábado (14) em João Pessoa, reuniu o que há de mais representativo da cultura da Paraíba na casa fundada pelo homenageado, a Livraria do Luiz.

Luiz Carvalho da Costa, falecido em 28 de março de 2008, fez da Livraria do Luiz, localizada na Galeria Augusto dos Anjos (Centro Histórico da Capital), referência e ponto de encontro da intelectualidade paraibana

O evento foi marcado também pelo lançamento de ‘O padre e o cangaceiro’, de Bismarck Martins, com apresentação do poeta e cordelista Marco di Aurélio. O livro narra precedentes e consequências da passagem de Antônio Silvino e seu bando pela cidade de Pocinhos, no Cariri Paraibano, em 1914.

Marco di Aurélio, com o autor à direita, apresentou o livro de Bismarck

Bernardina Freire contou um pouco da história de Luiz e da Livraria do Luiz

Simultânea à sessão de autógrafos, a Professora Bernardina Freire resumiu aos presentes a trajetória de Seu Luiz, uma vida dedicada aos livros e à difusão da leitura, especialmente de obras de autores da terra. Na sequência, récita da atriz Zezita Matos acompanhada pela guitarra de Carlyto Campos.

Os convidados foram brindados ainda com a performance do dueto formado pelo violonista Uirá Garcia e a clarinetista Daniele Dantas e uma fala de encerramento por Damião Ramos, secretário de Estado da Cultura e presidente da Academia Paraibana de Letras (APL).

  • Fotos de Antônio David

O poeta Juca Pontes (à esquerda), organizador e divulgador do evento, com o casal de livreiros e anfitriões Janaína e Ricardo Pinheiro

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.