Editoras, bancos, Detran… Um alerta sobre vendas e cobranças

(Foto de mera ilustração, copiada do sítio do Migalhas)

Professor aposentado da UFPB, o jornalista Arael Costa comemorou ontem (22) recente decisão da Justiça em São Paulo que pode se estender a todo o Brasil e contribuir para o fim das abordagens abusivas de vendedores de revista.

Em aeroportos e rodoviárias, principalmente, rapazes e moças oferecem publicações ‘grátis’ e anotam dados de quem aceita a oferta. Não raro, um contato assim evolui para o envio regular de exemplares para a casa do assinante involuntário, onde o carteiro entrega igualmente a fatura do cartão de crédito na qual vem a cobrança da assinatura.

Arael confessa que caiu na conversa e… “Eu mesmo, em viagens, fui abordado em diversos aeroportos e até caí, pois comprei revistas e terminei assinante da IstoÉ. Deu trabalho e muita briga para desmanchar o imbróglio”, relata o professor.

Bancos, Detran…

Arael Costa acredita que chegou a hora de provocar o Ministério Público e os órgãos de proteção ao consumidor para “correrem atrás também de outros abusos”, entre os quais o oferecimento por telefone de empréstimos consignados.

“Eles colhem suas informações e ficam a oferecer esses financiamentos, mostrando pleno conhecimento de seus dados bancários, que, segundo me consta, são legalmente sigilosos, não se concebendo que os bancos os facilitem a terceiros sob a desculpa de serem representantes autorizados”, ressalta o professor.

Ele informou que está verificando também “uma manifestação de voracidade arrecadatória do Estado, via Detran e Secretaria da Receita, em prejuízo dos proprietários de veículos, notadamente os adquiridos com a isenção tributária concedida a deficientes”.

Sem especificar, Arael adianta que já encontrou “um primeiro deslize que é praticado na fixação do valor do veículo, para efeito de concessão de isenção do IPVA” e promete dar detalhes em breve.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.