Portal levanta ficha de deputados federais e senadores da Paraíba

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Portal que é referência de cobertura jornalística do Congresso Nacional para toda a imprensa brasileira, o Congresso em Foco ‘levantou’ a ficha de todos os deputados federais e senadores candidatos à reeleição ou a outros cargos, este ano. O blog reproduz adiante a parte que coube aos congressistas paraibanos nessa pesquisa.

Através do link disponibilizado abaixo, o leitor acessa o ‘Raio-X dos Parlamentares da Paraíba’ que tentam se reeleger ou disputam outro cargo nas eleições de 2018. “Você descobrirá quais deputados e senadores respondem a acusações criminais e como cada um deles se posicionou nas principais votações”, explica o Congresso em Foco.

O material traz ainda informações sobre o comparecimento às sessões da casa legislativa a que pertence cada um e os gastos com a verba destinada ao exercício do mandato. “A iniciativa não tem o propósito de recomendar ou rejeitar qualquer candidato, mas servir como um instrumento de aferição do trabalho parlamentar”, esclarece o portal brasiliense, lembrando ainda:

Mais de 90% dos congressistas disputam cargos nas eleições de outubro. São 558 deputados e senadores de olho no voto do eleitor: 470 tentam a reeleição e 88 buscam novos cargos. O elevado número dos que tentarão novo mandato no Congresso sugere um baixo índice de renovação.

O Congresso em Foco avalia que a tendência de reeleição dos atuais donos de mandato é reforçada pelo novo modelo de financiamento eleitoral, que favorece quem já está na Câmara ou no Senado a obter recursos mais generosos do novo fundo público eleitoral, aprovado por esses mesmos parlamentares. “Portanto, a hora é de ver quem tem mais serviço prestado para merecer o seu voto”, alerta, complementando:

Um Parlamento qualificado pode conter as bobagens cometidas por maus governantes. Um Congresso ruim pode inviabilizar o melhor dos governos. É crucial prestar mais atenção nos votos que damos para o Legislativo e no que os eleitos fazem quando chegam lá. Para isso, o Congresso em Foco é fonte permanente de informações.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.