CIRO PODE REUNIFICAR O PAÍS, por Flávio Lúcio Vieira

Ciro Gomes, candidato a Presidente da República pelo PDT (Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

Continuo a achar a candidatura de Haddad favorita para ir ao segundo turno, mas o caminho é mais tortuoso do que parecia. Ciro continua a crescer com consistência, mesmo depois dos obstáculos interpostos à sua candidatura.

Acredito que o crescimento de Ciro o credencia a disputar uma das vagas no segundo turno. Ciro cresce em duas frentes: em meio ao eleitor lulista e em meio ao eleitor de centro preocupado com a radicalização política. Importante: é no Nordeste, base eleitoral do lulismo, onde Ciro mais cresce.

O episódio da facada pode ter sido um desastre para Bolsonaro porque, ao invés de vitimizá-lo, ficaram explícitas as intenções de de tirar proveito eleitoral do ocorrido. Preso a uma cama, agora vai ser difícil mobilizar seus apoiadores para conquistar os indecisos na reta final.

Vamos esperar para ver o impacto da unção de Haddad por Lula e o ritmo da transferência de votos. Não acredito que seja avassaladora a ponto de colocá-lo numa posição de liderança isolada em pouco tempo. O resultado da primeira pesquisa após o anúncio de ontem (11) será decisivo para medirmos o ritmo do crescimento de Haddad e projetar como ele estará no dia da eleição.

Mantenho-me convicto de que ganhar essa eleição (com Ciro ou com Haddad), será o menor dos desafios que a esquerda tem pela frente. Governar um país dividido, com um horizonte de manutenção da radicalização atual, tendo que reverter os atos de traição nacional de Temer e seus apoiadores, será uma tarefa hercúlea.

Ciro Gomes é o candidato que mostra mais condições, tanto pessoais como programáticas, para não apenas vencer a eleição como reunificar o país. A vitória de Fernando Haddad (ou de Bolsonaro) nos manteria amarrados a uma radicalização política que está afundando o país e em que todos perdem, sobretudo os mais pobres.

Comente CIRO PODE REUNIFICAR O PAÍS, por Flávio Lúcio Vieira

  1. rfm Disse:

    O CIRO ???? Reunificar o PAÌS ?? Este cara é um maluco!!!

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *