Em defesa da ciência, tecnologia, educação e cultura

Professor visitante de instituições mundialmente respeitadas, como as universidades de Princeton (Estados Unidos) e Oxford (Inglaterra) e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), do Rio de Janeiro, Ronaldo Lemos redigiu uma carta aberta aos candidatos a cargos públicos este ano e lançou-a na plataforma Change.org, uma das principais do planeta em matéria de mobilização online.

Motivada pelo incêndio que destruiu o Museu Nacional, a Carta aos Candidatos cobra, principalmente àqueles que disputam a Presidência da República e os governos estaduais, compromisso com a ciência, tecnologia, educação e cultura. Em poucos minutos no ar, o documento recebeu mais de 27 mil assinaturas até poucos minutos antes do horário de publicação desta matéria.

Na íntegra

Nós cidadãos e cidadãs brasileiras – estarrecidos com o incêndio que destruiu o Museu Nacional – demandamos a todos que estão concorrendo a cargos públicos nestas eleições que incluam a defesa da ciência, tecnologia e cultura no país como elemento essencial dos respectivos projetos de governo.

Pedimos especialmente aos candidatos à Presidência da República e aos Governos Estaduais que não lavem as mãos em face da tragédia mundial que é a destruição do Museu Nacional e tudo que ela representa. Pedimos que se manifestem claramente sobre a tragédia e sobre o que pretendem fazer com relação a essas quatro áreas caso sejam eleitos.

A construção do Museu Nacional é resultado de um esforço coletivo que se estendeu por mais de 200 anos. Em poucos minutos, tudo se perdeu. Essa tragédia não aconteceu por acaso. Ela é resultante de uma série de escolhas e negligências que foram se acumulando.

Uma dessas escolhas é justamente ignorar o papel da ciência, da tecnologia, da Educação e da cultura para o desenvolvimento do país. No mundo em que vivemos hoje, esses são os pilares que permitem garantir a prosperidade de um povo. Todos estão interligados e nenhum pode ser deixado para trás.

Outras instituições científicas e culturais foram também atingidas por incêndios recentes: o auditório do Memorial da América Latina, a Cinemateca Brasileira, o Museu da Língua Portuguesa, o Teatro Cultura Artística e o Instituto Butantã.

O desafio que temos como sociedade hoje é criar um modelo de desenvolvimento novo para o país, que tenha como essencial a proteção dos valores que o Museu Nacional representava: ciência, tecnologia, educação e cultura.

Rogamos a todos aqueles que compartilham desses valores, cidadãos, cidadãs, candidatos e candidatas, a assinarem conosco esta carta de compromisso.

Para assinar

Acesse o site da Change.org.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.