Evento médico no Unipê debate saúde mental e espiritualidade

O psiquiatra Flávio Braum proferiu a conferência de abertura (Foto: Youtube)

Conferência do psiquiatra Flávio Braum, da Associação Médico-Espírita de Santos (SP), sobre ‘Caráter, obsessão e ser humano’, abriu na noite de ontem (31/8) a V Jornada Médico-Espírita Paraibana no principal auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

O evento tem como tema Saúde Mental e Espiritualidade e é realizado simultaneamente ao VIII Encontro Acadêmico de Saúde e Espiritualidade, que nesta edição debate a Espiritualidade dentro das Universidades, com atividades que se estendem ao hall de entrada do auditório e da antiga capela do campus do Unipê.

Organizador da Jornada e presidente da Associação Médico-Espírita da Paraíba (AME-PB), além de um dos palestrantes da Jornada, o médico otorrinolaringologista Islan da Penha Nascimento diz que o encontro “pretende oferecer um novo olhar e uma nova prática na Medicina, em particular, e para a Saúde como um todo”.

“Busca-se torná-la mais humanizada, contemplando o lado espiritual do ser humano na vivência dos profissionais e dos pacientes. Na Saúde Mental, serão apresentados os mais recentes estudos sobre a importância e contribuições desta percepção espiritual do homem para a aquisição desta saúde mental plena”, detalhou.

Neste sábado, a partir das 8h30, os trabalhos tiveram sequência com mesa redonda sobre Pensamento e Saúde, objeto de exposições de Carlos Roberto (AME Campina Grande) sobre ‘Integração Mente-cérebro’ e José Roberto (Ame Espírito Santo) sobre “Pensamento/sentimento e sua repercussão na saúde”.

Às 10h estava prevista palestra sobre ‘Psiquiatria e mediunidade’ de Flávio Braum, que em seguida debateria o tema com a plateia.

Os trabalhos da tarde começam às 14h30 com o painel ‘Espiritualidade na Universidade – Experiência UFCG’, tendo como expositora a Professora Doutora Mabel Calina; depois, as professoras Maria Solange Medeiros e Edjanece Guedes apresentarão a Experiência Unipê com espiritualidade.

Às 15h, mesa redonda sobre ‘Contribuições do espiritismo’, por Islan Nascimento, presidente da AMEPB, que abordará o tema ‘Depressão e suicídio na visão do espiritismo’. Flávio Braum tratará, por seu turno, de ‘Ansiedade, somatização, pânico e ectoplasmia’.

A Jornada será encerrada às 17h30 com palestra sobre ‘As dores da alma’ a cargo do Doutor José Roberto.

  • Com informações e texto da Assessoria de Comunicação do Unipê
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.