Aplicativo criado na UFPB é finalista de prêmio internacional

Concorrendo com 70 projetos de toda a América Latina, o conjunto de programas (softwares) denominado Suíte VLibras, criado pelo Núcleo Lavid da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é um dos três finalistas do prêmio Latam Smart City Awards 2018 na categoria Sociedade Equitativa e Colaborativa. O aplicativo traduz textos, vídeos e áudios – automaticamente – para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

O vencedor da categoria na qual concorre o produto do Lavid será anunciado durante o Smart City Expo Latam Congress, que será realizado em Puebla, México, de 11 a 13 de setembro, com a presença dos coordenadores do projeto da Paraíba – os pesquisadores Tiago Maritan , Guido Lemos e Rostand Costaque. A cerimônia de entrega de prêmios está marcada para o dia 12 do próximo mês.

Não é a primeira vez que a ferramenta concebida pelo Laboratório da UFPB obtém reconhecimento por sua importância na vida de cerca de dez milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva. Em setembro de 2016, o projeto “Suíte VLibras: Tradutor Automático de Conteúdos Digitais para Libras, em Código Aberto e Distribuição Livre” ganhou o prêmio Todos@web, na categoria Tecnologia Assistiva/Aplicativos. A solenidade aconteceu no Rio Media Center, no Rio de Janeiro. O prêmio foi recebido Tiago Maritan, coordenador do projeto, e representantes da equipe de desenvolvedores.

O VLibras (www.vlibras.gov.br) permitiu ainda a criação de um dos maiores dicionários de sinais do mundo, com mais de 13.500 verbetes totalmente acessíveis de forma gratuita. Com mais de 100 mil downloads das versões desktop e mobile, o aplicativo é utilizado em vários sites governamentais e privados, entre eles o principal do governo brasileiro (brasil.gov.br), da Câmara dos Deputados (camara.leg.br) e do Senado Federal (senado.leg.br).

  • Com informações, texto e fotografias de Madrilena Feitosa, da Assessoria de Comunicação do Centro de Informática e Lavid/UFPB

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *