Venezuelanos apelam a deputado por emprego na Paraíba

Luiz Couto reunido com venezuelanos em Jacumâ (Foto: Assessoria de Imprensa Parlamentar)

Obter qualificação profissional e certificação para conseguir emprego que lhes dê condições de vida digna na Paraíba é uma das necessidades mais urgentes dos 45 venezuelanos que se encontram desde o início do mês no Conde.

Acolhidos provisoriamente no Serviço Pastoral do Imigrante em Jacumã, os refugiados receberam na noite do último sábado (14) a visita do deputado Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, a quem pediram apoio para fazer cursos que os habilitem ao mercado de trabalho.

Couto anunciou que vai tentar ajudá-los dialogando com o setor privado e governamental, junto aos quais tentará alternativas de emprego e assim atender aos objetivos de um programa das Organização das Nações Unidas (ONU) de interiorização e inserção profissional de venezuelanos que migram para o Brasil desde a ascensão de Nicolás Maduro à Presidência daquele país em 2013.

Deixando para trás uma superinflação agravada por pobreza e falta de emprego em escala ascendente, os venezuelanos entram no Brasil preferencialmente por Roraima e tentam se estabelecer em Boa Vista, capital daquele Estado, mas lá enfrentam todo tipo de hostilidade.

Alegando falta de condições e orçamento para abrigar todos os imigrantes, Teresa Surita, prefeita daquela cidade, estima que 500 venezuelanos deveriam deixar Boa Vista todo mês. Seria essa a única forma de conter o fluxo e evitar uma situação de colapso, argumenta ela.

  • •Com Assessoria de Imprensa do Deputado Luiz Couto

3 Comente Venezuelanos apelam a deputado por emprego na Paraíba

  1. Geraldez Tomaz Disse:

    O deputado Luís Couto deveria acolher os conterrâneos do ditador Ñ. Maduro,bem como seus colegas do PT que apoiam o regime opressor.

    • RADAR Disse:

      Esse deputadozinho deveria os venezuelanos prá casa dele. Somos mais de 13 milhões desempregados diretos e mais de um quarto dos 200 milhões de desempregados indiretos, e esse padreco de meia tigela preocupado com os venezuelanos.
      Em outubro, FORA LUIZ ESCROTO !

  2. rfm Disse:

    Se os VENEZUELANOS , estão acreditando neste padre, estão é lascados.

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *