Especialista derruba boatos sobre a vacina da gripe

(Foto: MS/Governo Federal)

Os boatos ou mentiras que circulam na Internet e nas chamadas redes sociais, também conhecidos como fake news, estão se propagando mais rapidamente e se tornando uma das maiores preocupações no mundo digital, principalmente quando tentam, criminosamente, causar o pânico em relação à saúde dos brasileiros.

“Muitos usuários compartilham e espalham as informações e, quando o tema é saúde, isso nos preocupa ainda mais, pois estamos falando de vidas”, conta a infectologista Dra. Ligia Pierrotti, do corpo clínico do Lavoisier Laboratório e Imagem.

Pensando na estação mais fria que se aproxima, a especialista preparou um material desmistificando as cinco principais notícias falsas que foram divulgadas sobre a vacina da gripe nos últimos tempos. Vacinação que este ano já beneficiou 48 milhões de pessoas.

“As vacinas contra a gripe são atualizadas todo os anos, de acordo com os vírus que circularam no ano anterior. Os dois tipos de Influenza A H1N1 e H3N2 fazem parte da composição da vacina contra a gripe de 2018 – tanto a trivalente, disponível na rede pública e privada, quanto a tetravalente, disponível na rede privada”, completa a especialista.

Boato 1: “A vacina da gripe é um veneno mortal”

A verdade: a vacina contra a gripe é uma vacina absolutamente segura. As vacinas contra gripe disponíveis no Brasil são todas com o vírus inativado (de vírus morto) e, portanto, não são capazes de causar doença.

Boato 2: vacinas da gripe possuem mercúrio, produto químico altamente tóxico

A verdade: o timerosal (derivado do mercúrio) é utilizado como conservante em várias vacinas, há décadas, como as vacinas contra a gripe (formulações multidose). Diversos estudos comprovam a segurança de vacinas que utilizam timerosal.

Boato 3: a vacina da gripe tem relação com autismo

A verdade: a associação do uso de vacinas contendo timerosal com autismo já foi descarta pela Comunidade Científica. Na realidade, descobriu-se que os dados desse estudo eram falsos e outros cientistas comprovaram a segurança das vacinas contendo o derivado do mercúrio. Um médico inglês foi condenado pela Justiça por publicar informações falsas e perdeu o direito de continuar exercendo a profissão.

Boato 4: a vacina da gripe é método de controle populacional e instrumento político

A verdade: a gripe é uma infecção viral que pode apresentar complicações e, por isso, deve ser tratada e prevenida por meio da vacina, principalmente em alguns grupos de pessoas, como gestantes, puérperas, adultos com idade maior que 60 anos, crianças com menos de 5 anos, indivíduos que apresentam doença crônica, pessoas com doenças cardiorrespiratórias, com obesidade, com síndrome de Down e aquelas com imunossupressão.

Boato 5: circula um áudio de WhatsApp, de um tom alarmante, que anuncia a chegada, ao Brasil, de uma suposta ‘epidemia’ do vírus da gripe H3N2 (um subtipo do vírus Influenza A)

A verdade: o vírus H3N2 é um subtipo já conhecido e circulante na população e não é esperada uma epidemia por esse vírus no Hemisfério Sul. Em 2017, no Brasil, foram notificados cerca de 2.500 casos graves de infecção respiratória (síndrome respiratória aguda grave) pelo vírus da Influenza, sendo mais da metade dos casos causados pelo vírus H3N2. Houve aumento do número de casos de gripe no Hemisfério Norte na última estação outono-inverno, mas ainda não se sabe se o mesmo problema ocorrerá no Hemisfério Sul este ano, pois isso depende de diversos fatores, incluindo condições climáticas e número de indivíduos não protegidos contra a gripe.

  • Com informações e texto de Jessié Costa, da agência Bowler – Digital First Communication
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

2 Respostas para Especialista derruba boatos sobre a vacina da gripe

  1. RADAR escreveu:

    Pior que as “fake news” é a seletividade criminosa a que somos submetidos de forma absurda e inaceitável.
    Para parte mínima da população a vacina é disponibilizada, e para o resto só resta aguardar a gripe e ver se escapa. É um absurdo !
    Vacinar-se é direito de todos e não de uns poucos.
    Todos os anos nos deparamos com essa safadeza. Prefeito e família, Governador e família, os políticos e famílias estão todos imunizados, ou melhor, são vacinados em casa – inclusive, enquanto o resto da população está aí completamente desprotegida. VEJAM O CASO DO JOVEM DE SANTA RITA. FOI CONDENADO A MORTE PELO PODER PÚBLICO, QUE NEGOU-LHE TRATAMENTO ADEQUADO, A TEMPO.
    UMA VERGONHA. Vamos vacinar o voto em outubro(operação lava voto).

  2. Amadeu Robson Machado Cordeiro escreveu:

    Já fiz uma artigo com relação a vacina da gripe. Os velhinhos tinham que ter cuidado. Ainda mando p você grande amigo.
    Forte abraço.
    Amadeu Robson.