Roberto pode pegar 44 anos, Leto 67 e Fabiano Gomes, 29

Roberto Santiago, o casal Viana e Luceninha (Fotomontagem: Zero83)

Dono do maior shopping center da Paraíba e considerado o homem mais rico do Estado, Roberto Santiago pode ser condenado a 44 anos de cadeia.

Tal condenação corresponde à soma das penas máximas que podem ser aplicadas pela Justiça ao empresário em função de crimes que ele supostamente cometeu em esquema de corrupção instalado em Cabedelo e desbaratado em abril último pela Operação Xeque-Mate, realizada conjuntamente pela Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Na operação foram presas 11 pessoas, entre elas o prefeito Leto Viana, que em 2013 ascendeu à titularidade do cargo graças à renúncia de Luceninha, eleito em 2012. Ele teria sido comprado por Santiago para entregar a Prefeitura de Cabedelo a quem pudesse barrar a construção de um shopping em Intermares.

A ‘compra’ de Luceninha foi negociada, entre outros, pelo radialista Fabiano Gomes, que decidiu delatar o empresário após o Gaeco e a PF levantarem que ele atuou nessa história como o ‘homem da mala’, levando mais de R$ 500 mil para o então prefeito como parte do pagamento pela renúncia.

Apesar da delação, Fabiano (foto ao lado) pode ser condenado a 29 anos de reclusão (se a sentença juntar as penas máximas) por corrupção ativa e participação em organização criminosa. Pena insignificante, pode-se dizer, se comparada ao que pode ‘pegar’ o prefeito Leto, cujas penas máximas de reclusão, somadas. alcançariam mais de 67 anos. O ex-prefeito Lucenina, por sua vez, poderá receber pena de até 12 anos de reclusão.

Veja a seguir os crimes mais relevantes pelos quais Roberto Santiago e Leto Viana deverão ser denunciados pelo Gaeco. Na sequência, serão julgados e provavelmente condenados pela Justiça. O blog relaciona também as respectivas penas previstas em lei para cada crime.

Roberto Santiago

– por formar, chefiar, financiar ou integrar quadrilha, reclusão de três a oito anos, que pode chegar a 13 anos por envolver funcionários públicos (Lei 12.850/2013, que define organização criminosa);

– por tráfico de influência, reclusão de dois a cinco anos (art. 332 do Código Penal);

– por corrupção ativa, dois a 12 anos de reclusão (art. 333 do Código Penal), que pode ser aumentada para 16 anos se juiz ou tribunal entender que Leto Viana e outros, funcionários públicos, cometeram atos para beneficiar interesse do empresário (sabotar a construção do shopping da Marquise em Intermares, por exemplo).

Leto Viana

– por formar, chefiar, financiar ou integrar quadrilha, reclusão de três a oito anos, que pode chegar a 13 anos por envolver funcionários públicos (Lei 12.850/2013, que define organização criminosa);

– por corrupção ativa, dois a 12 anos de reclusão (art. 333 do Código Penal), que pode ser aumentada para 16 anos se juiz ou tribunal entender que Leto Viana e outros, funcionários públicos, cometeram atos para beneficiar interesse de Roberto Santiago (sabotar a construção do shopping da Marquise em Intermares, por exemplo).

– por corrupção passiva, dois a 12 anos de reclusão (art. 317 do Código Penal), que pode ser aumentada para 16 anos se juiz ou tribunal entender que ele retardou, deixou de praticar ou praticou qualquer ato infringindo deveres do cargo em benefício de Roberto Santiago e outros;

– por advocacia administrativa, detenção de três meses a um ano (art. 321 do Código Penal), por “patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado (agravado por ser ilegítimo) perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário”;

– por peculato, de dois a doze anos de reclusão (art. 312 do Código Penal), por ter desviado dinheiro público em proveito próprio através de servidores fantasmas que empregou na Prefeitura;

– por lavagem de dinheiro, reclusão de três a dez anos (Lei 9.613/1998), em razão de ter ocultado patrimônio que adquiriu com recursos oriundos de crime e colocou em nome de terceiros, os famosos ‘laranjas’;

– por fraude à licitação, detenção de três a seis anos (Lei 8.666/1993).

Advogados negam

Sobre as acusações, os advogados Pedro Luiz Bueno de Andrade e Armando Mesquita Neto divulgaram hoje (10), em nome de seu cliente Roberto Santiago, nota à imprensa (leia abaixo). Nela, garantem – ao contrário do que apuraram Gaeco e PF – que o empresário jamais cometeu qualquer crime.

Tendo em vista os fatos veiculados recentemente pela imprensa sobre a inclusão de Roberto Santiago em denúncia oferecida pelo Ministério Público, os advogados do empresário vêm reafirmar que seu cliente jamais praticou qualquer ato ilícito, o que demonstrarão cabalmente em juízo no momento oportuno.

Roberto Santiago e seus defensores seguem confiando plenamente que o Poder Judiciário reconhecerá a improcedência dessas acusações.

40 Comente Roberto pode pegar 44 anos, Leto 67 e Fabiano Gomes, 29

  1. RADAR Disse:

    Como é mesmo ? Vc está falando da possibilidade de condenação é !? É isso mesmo ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • sinegoros Disse:

      O JUDICIÁRIO DA PARAÍBA PREPARA A MAIOR PIZZA DA HISTÓRIA DO DIREITO PENAL, E SERÁ DE MARMELADA. KKKKKKKKK……………………………………………

  2. Maurilio Disse:

    Isso não vai dar em nada. Não acredito em nenhuma punição para os principais atores envolvidos.
    Vai ser uma pizza histórica.

  3. Genesio Sousa Disse:

    Sei não meu amigo. O empresário conseguiu construir, e ainda continua construindo, um shopping em cima de um mangue, nas barbas de todo mundo. Sei não.

  4. Edinaldo Disse:

    O que eu acho mesmo, é que vai sempre sobrar para o meis fraco.
    Como tambem não consigo acreditat, que alguem que em pouco tempo não tinha nenhum poder aquisitivo e derepente é uma pessoa de grandes valores. Dinheiro não dá em árvore. Principalmente se esta envolvido com a politica e com os politiqueiros. Se aparecer alguém assim e so investigar que pega.

  5. Carlos da Silva Disse:

    Fabiano é novo, 29 anos passa rápido, e ele pode quando sair, montar uma empresa de sustentabilidade prisional.

  6. Algacy Disse:

    Sem noção este jornalista!!

  7. Heliene Vasconcelos Disse:

    Cadeira neles!!!

  8. Pedro Pontes Cândido Disse:

    Não acredito em condenação. O processo vai se arrastar por mais de uma década, ao final, já sabemos o resultado.

  9. Walter Disse:

    Infelizmente a ganância , pelo capitalismo e o Poder; desprezando o espiritual e a humildade que Sao Francisco de Assis legou para que os homens praticassem, foram em vão. Sinto pelos dois ,todos Inteligentes, trabalhadores, figuras publicas e notórias.

  10. Marcos Disse:

    Qual é o homem rico no Brasil que pode cometer qualquer tipo de crime.. que não seja inocente… todos são inocentes o poder está no seu bolso….o Brasil é uma prostituta pagou levou…

  11. Roberto Cláudio Disse:

    Acredito que Roberto vai provar sua inocência.

  12. Josemar T. Azevedo Disse:

    Pode ser que os pequenos funcionários da prefeitura sejam presos, mas os grandes, eu só acredito quando acontecer se é que vai acontecer.

  13. Ivonilson Albuquerque Menezes Disse:

    Não tira 1 hora de cadeia. Deu o que para o neto do dono da TV cabo branco que assassinou o agente de trânsito?
    Aqui na Paraíba quem manda é o dinheiro.

  14. Sandra Disse:

    Dá mesma forma que compraram a prefeitura, comprarão o judiciário. Neste país sem moral, quase tudo está à venda…

  15. Junior Disse:

    Só assim talvez este gordinho emagreça agora na cadeia .kkkk

  16. Imaginem quanto não foi dado para a troca dos terrenos da Acadepol por um que era de Santiago .

  17. SERGIO RICARDO SILVA DE FRANCA Disse:

    O estacionamento agora que vai subir de preço, advogados são caros!!!

  18. Carlos a f Gomes Disse:

    Já estava na hora do poder público tomar coragem é punir de forma exemplar os envolvidos .
    Não importa se for dono disso ou daquilo mas a grande massa da população de Cabedelo , João pessoa , Lucena perderam uma grande oportunidade de ter emprego e renda .
    Bem como os desmandos do prefeito doando terrenos , com funcionários fantastamas etc etc .
    Cabedelo é para ser a Cidade mais próspera da Paraíba.
    Seus recursos naturais , potencial turístico e mas parece um lugarejo sem arrecadação de impostos.

    Intermares é uma Vergonha ruas dentro de buracos
    O IPTU mais caro da Paraíba e o pior serviços prestado .

    Que haja nova eleição já

  19. Jose Disse:

    Já eram para estarem atrás das grades.
    Motivo pelo qual, também vejo brechas no nosso judiciario, para que estas figuras não sofram uma dor de dente.

  20. Eduardo José Disse:

    Não acredito na condenação do empresário Roberto Santiago

  21. Marcio Siqueira Disse:

    Vão ser todos absolvidos. Vão comprar os juízes q tiver p frente.

  22. Francisco Rolim Disse:

    No Estado da Paraíba só quem vai pra cadeia é pobre, afrodescendente, puta e se for do PT. Mataram a líder sindical de projeção internacional, Margarida Maria Alves e quem foi preso ou pagou pelo crime?? ??

  23. Mary Paz Disse:

    Fico cada dia mais triste ao ver até onde vai a ambição do ser humano. Hoje tudo gira na base do eu posso, eu tenho é quero mais.

  24. Antonio Gomes Disse:

    O radialista ainda vai ter alguma credibilidade???. Pois em vez de denunciar o fato, participou e depois ainda ficava criticando em seus programas o que acontecia em Cabedelo, sabendo ele de tudo.
    E além de tudo ainda é diretor executivo na imprensa.

  25. Artur Cezar Disse:

    É bom lembrar! Eike Batista tá preso, e Lula também, a quadrilha PT também e Marcelo Odebrecht também! Paraíba não é outro país, é estado que faz parte do Brasil. Agora se RS conseguir provar sua inocência, aí são outros quinhentos.

  26. Carlos Disse:

    Temos que entender que as mudanças relativas à impunidade no nosso país estam aos poucos deixando de existir, graças às redes sociais o povo não está mais sendo manipulado pela imprensa comprada…

  27. Santos Disse:

    Engraçado esse radialista e apresentador pelo o que ele falava na tv e no rádio eu pensava que ele era um santo.

  28. C. Barreto Disse:

    Capitalismo????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK isso está longe de ser capitalismo, pois nesse sistema econômico que, não é bom, mas é o melhor que temos, poder público não protege empresa privada.

  29. Lily Disse:

    Não era esse mí… Que queria fim da corrupção e era fora Dilma!!!!
    Bandidos..

  30. Nao Disse:

    Tenho plena certeza que todos eles vão pagar, acredito primeiramente em deus e depois na Polícia federal que descobriu toda essa safadeza em cabedelo.

  31. Marcos Disse:

    Ouhh Rubão. Ingênuo eu sei que você não é. Então, você quer mesmo é aparecer com essa conversa de prisão.

  32. charles Disse:

    Eu acredito sim em punição por que a PF que está no caso…. a PF prendeu recentemente os Irmãos Batista que são bilionários imagine um empresário como Roberto Santiago

  33. Francisco Disse:

    Se Paulo Preto está livre Roberto também ficará.

  34. Robson Oliveira. Disse:

    Mesmo que parte do judiciário brasileiro (essa nova geração idealista) esteja tentando condenar políticos corruptos e gente rica poderosa, a indústria de recursos “as tais quatro instâncias” dificilmente deixarão alguém que possa pagar os melhores advogados ficar preso por muito tempo. Dale, Constituição cidadã de 88 só prós ricos.

  35. Clenia Disse:

    Realmente a justiça é muito lenta e vai arrastar esse processo por anos, de que adiantou Leto ser preso se continua recebendo salário de 19.000 , e os vereadores que foram juntamente com ele preso recebendo salário de 8.000, e o empresário Roberto Santiago como todos dizem homem fluente na sociedade, tem dinheiro para esbanjar, não precisava disso, mais a ganância ganha mais uma vez, a vontade de ser poderoso e não dar espaço para outras empresas serem seu concorrente, Luceninha um cidadão que aparentemente parecia honesto, mais a ganância tomou conta dele e viu a oportunidade de ser milionário, só que foi com dinheiro público. ACREDITO QUE VOCÊS NUNCA PENSARAM EM SEUS FAMILIARES E NA CRIAÇÃO QUE SEUS PAIS DERAM, A HONESTIDADE ACIMA DE TUDO. PORQUE NADA FICA ENCOBERTO, TUDO VEM A TONA SÓ BASTA UMA INVESTIGAÇÃO. TETO DE VIDRO DESABOU, MPPB ACELERE ESSE PROCESSO, O POVO QUER VER JUSTIÇA CHEGA DE IMPUNIDADE E CORRUPÇÃO.

  36. Marcos Tadeu Disse:

    Rubão bota pra quebrar

  37. Jose Disse:

    Estes caras vão defecar na cabeça de quem imaginar um dia de prisão para cada um deles, sobretudo o chefão, RS.
    Estamos na Paraíba Rubao, quantos escândalos foram publicados, até com provas e acabam na lama.

  38. Cláudio Pio de Sales Chaves Disse:

    Para se ficar rico nesse país, não precisa-se de inteligência: basta se ficar encostado no poder do Estado, roubar e roubar, que tudo estará resolvido…

    essa história de que “fulaninho” ficou rico porque é grande empreendedor, é criativo, é conversa prá boi dormir… dê-me um cartório único, um shopping único, uma empresa de ônibus única, qualquer meio de produção único, que eu também, mesmo burro como sou, ficaria rico…

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *