Ricardo cria guarda pessoal paga pelo erário para quando for ex

A Lei Ricardo dá direito a ex-governador indicar quem quiser para a sua segurança particular (Foto: Arquivo)

Quando deixar o governo, Ricardo Coutinho será o primeiro ex-governador da Paraíba a contar com uma guarda pessoal paga pelo erário. É o que denuncia entidade de esposas de policiais militares. É o que expõe o Diário Oficial do Estado de 31 de março último.

O privilégio instituído por Ricardo em seu próprio benefício e de quem o suceder no cargo o foi através da Lei 11.097, de 28.3.2018, que altera a Lei 8.186, de 16 de março de 2007, que estabelece a estrutura organizacional da Administração Direta do Poder Executivo.

A informação foi repassada hoje (4) ao blog por Zoraide Gouveia, presidente da Assemp (Associação das Esposas, Mães e Pensionistas de Policiais e Bombeiros Militares da Paraíba), que considera o ato do governador “clara demonstração de se auto-beneficiar e buscar benefícios para alguns dos seus apadrinhados”.

Como se vê da reprodução abaixo, através de lei por ele sancionada, Ricardo criou um cargo de assessor e dois de assistentes temporários de segurança e apoio a ex-governador. As despesas com tal serviço correrão por conta do orçamento da Casa Militar do Governador.

Além de custeada por dinheiro público, a mordomia imobilizará membros da PM escolhidos a dedo pelo futuro ex-governador, o que torna ainda mais personalíssima tal iniciativa, objeto de justa repulsa dentro da própria corporação policial-militar.

Se essa lei não for revogada, Ricardo e seus sucessores terão direito a guarda-costas por até quatro anos após o término ou “interrupção” do mandato, o que pode ocorrer, nesse último caso, por desincompatibilização do cargo, que na situação dele terá que ser consumada até o próximo sábado (7).

“Enquanto isso, a população da Paraíba clama por segurança pública”, lamenta Zoraide, para quem Ricardo Coutinho deixará uma “marca absurda de prepotência e arrogância” na lembrança da maioria dos servidores públicos estaduais e da população em geral penalizada pela violência.

10 Comente Ricardo cria guarda pessoal paga pelo erário para quando for ex

  1. Robson Disse:

    Ele pensa em voltar em quatro anos ou pensa que o povo terá esquecido suas maldades?

  2. ANDRÉ Disse:

    ESPERO QUE OS DEPUTADOS NÃO APROVEM ESTE ABSURDO INCONSTITUCIONAL E QUE O POVO DA PARAIBA DERROTE ESTE SUJEITO PARA NÃO ELEGÊ-LO AO SENADO. ELE IRÁ TRABALHAR CONTRA OS INTERESSES DO POVO E DO TRABALHADOR, POIS SEMPRE ALMEJA SEU INTERESSE PRÓPRIO COMO COSEQUENCIA DE SUA PERSONALIDADE DOENTIA

  3. Amadeu Robson Machado Cordeiro Disse:

    Isso é uma afronta ao povo paraibano amigo Rubens. Tem coisas que magoam e fere a alma, a dignidade e transborda para uma revolta que se tenta segurar.
    Cadê a segurança prometida em campanha? cadê o prestígio aos servidores públicos? cadê a verdade…a verdade?
    A verdade? Um dia veremos.

    • RADAR Disse:

      Amadeu, esse é o socialismo e os socialistas tupiniquim. Se socializa o pagamento de impostos, se socializa o caos na segurança pública, se socializa a “falta” de dinheiro para saúde. Hoje mesmo morreu em Campina Grande uma mãe de família por falta de remédio, com câncer linfático, quando a Justiça já havia determinado o fornecimento do fármaco. Um jovem mãe, que deixou dois lindos filhos.
      Se socializa o absurdo de obrigar as famílias paraibanas de sequer velar seus mortos com dignidade e de receber seus entes queridos em elevado estado de decomposição. Não temos um IML na Capital.
      Mas, somente entre eles, os socialistas tupiniquim, se socializam as benesses oriundas do exercício do Poder, como a criação da guarda do Rei e de seus familiares. UM ESCÁRNIO. UMA VERGONHA !

  4. carlos eduardo Disse:

    Isto mostra bem qual é a real situação do estado quanto à segurança, quando nem ele se sente seguro, imagina a população. Não adianta mais nenhuma maquiagem, está na cara.

  5. RADAR Disse:

    O Reicardo acaba de criar a guarda pretoriana tupiniquim. Notem, Sua Majestade acaba de atestar que a segurança pública paraibana é um fracasso e que ele mesmo – o Rei, está borrando-se quando antever a realidade de viver como homem comum e assim preparou a sua própria guarda pessoal.
    Não poderia continuar varrendo para baixo do tapete, pois no caminho havia uma publicação no diário oficial do Estado. No apagar das luzes, cria-se uma guarda a ser custeada pelo erário público, mas que ele e somente ele e sua família, serão os beneficiados, pelo menos neste momento, e por quatro anos, ou seja por quatro anos a segurança pessoal do Rei e familiares serão custeadas por nós outros; e enquanto isto nós e nossas famílias continuaremos a correr de bandidos e das famosas “balas perdidas”.
    Notem, um Estado pobretão, que além da guarda criada pelo Reicardo, paga pensão vitalícia às filhas de ex-governadores, e também as viúvas dos ex-governantes.
    Para essa festa com dinheiro público, não há crise, não falta dinheiro e tudo é legal e moral, sob a chancela de 36 inúteis e mamadores, denominados de deputados estaduais. UM ESCÁRNIO ! UMA VERGONHA !
    OUTUBRO ESTÁ CHEGANDO. OPERAÇÃO LAVA VOTO.

  6. Robson Disse:

    Vamos criar vergonha na cara,meu povo. E varrer do mapa este tipo de político que usa a política em benefício próprio, na cara dura. Não adianta reclamar e continuar votando sem pensar!

  7. Arnaldo Costa Disse:

    Esse RC é tão mafioso que fez publicar esse ato num sábado, dia em que pouca gente lê o Diário Oficial.
    Os Deputados de oposição têm que entrar com uma ação junto ao Ministério Público contra esse absurdo, em detrimento da segurança pública. Ele está legislando em causa própria. Socialista não brinca quando é pra tomar o que é do povo!
    Isso prova que esse político não tem nada de socialista ou coisa parecida. Para quem quer pesquisar mais sobre os ganhos desse RC basta consultar a sua renda junto à Receita Federal. Em 2015 ou 2016 o seu patrimônio era um dos dez maiores entre os Governadores.

  8. Jose Disse:

    E muita cara de pau deste anarquista, petista. Usa a insensatez da população, para se defender dos desmandos praticados no governo petralha.
    O Brasil precisa ser passado a limpo, contra políticos desta espécie. Mesmo que as forças públicas””policia, exército, marinha, aeronáutica, sejam necessárias.
    CADEIA PARA ESTA GENTE.
    Aqui na Paraíba, o Reicardo de plantão, criou guarda , para quando deixar o governo, paga pelos paraibanos para defende-lo das maldades praticadas pelo governador EX-PETISTA chamado hoje de SOCIALISTA
    e que se diz REPUBLICANO.

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *