Transposição vai ampliar volume de água no Rio Paraíba

Reunião sobre a transposição, na Procuradoria-Geral de Justiça da Paraíba (Foto: Ascom/MPPB)

O Eixo Leste do Projeto de Transposição do Rio São Francisco vai ampliar nos próximos 10 dias o volume de água que entrega no leito do Rio Paraíba, a partir de Monteiro.

A informação foi divulgada na tarde de hoje (18) pelo Ministério da Integração, acrescentando que o aumento da vazão deve-se ao fato de as 12 bombas das seis estações elevatórias do eixo entrarem em funcionamento simultâneo antes do final deste mês.

Atualmente, o Eixo Leste, ainda em fase de pré-operação, fornece cerca de 4,5 metros cúbicos por segundo ao Paraíba. De acordo com o Ministério, é quantidade de água suficiente para abastecer uma cidade com 2 milhões de habitantes.

“Desde março de 2017, o empreendimento já tem garantido o atendimento de quase um milhão de pessoas em 32 municípios dos estados da Paraíba e de Pernambuco”, acrescenta a nota do órgão, lembrando que graças ao Eixo Leste a população de Campina Grande e região superou a ameaça de colapso que viria com o esgotamento do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão).

Audiência

O Ministério da Integração realizou hoje em João Pessoa uma audiência com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para detalhar o andamento das obras da Transposição.

Presente ao encontro, o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, reafirmou que serão concluídas ainda este ano as obras do Eixo Norte, que lançará água do São Francisco nos açudes e rios do Sertão paraibano.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.