Assembleia debate hoje a Coluna Prestes na Paraíba

(Desenho da capa do cordel de João Trindade)

A Assembleia Legislativa realiza na tarde de hoje (12), em João Pessoa, audiência pública sobre a Coluna Prestes na Paraíba e a proposta de recriação da trilha do movimento tenentista em sua passagem pelo Estado.

A sessão especial, proposta pelo deputado Jeová Campos (PSB), será realizada a partir das 15h no Auditório João Eudes da sede do Poder Legislativo Estadual, na Praça João Pessoa, no Centro da Capital.

Quem for terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da Coluna Prestes, especialmente sobre a batalha e a resistência que os seguidores do ex-líder comunista enfrentaram na cidade de Piancó, tema que será abordado pelo Professor João Trindade.

Autor do cordel ‘A Coluna Prestes em Piancó’, Trindade dividirá a tribuna com Jeová e o ex-deputado e escritor Eilzo Nogueira Matos, além dos historiadores Chico de Jó, José Octávio de Arruda Melo, Agassiz Almeida e Assis Melo.

A implantação da Trilha da Coluna Prestes é um projeto coordenado pelo assessor parlamentar Salviano Leite, com apoio de entidades como a Associação Paraibana de Imprensa (API).

A ideia da trilha – estimada em 330 km – é estimular o turismo histórico-cultural no interior paraibano, por onde a Coluna Prestes passou entre 5 e 12 de fevereiro de 1926, percorrendo os municípios de Uiraúna, Poço Dantas, São João do Rio do Peixe, Vieirópolis, Lastro, Santa Cruz, São Francisco, Pombal, Coremas, Piancó, Santa dos Garrotes, Nova Olinda, Tavares, Princesa Isabel, Santa Terezinha, Catingueira, Patos, Emas e Olho D’Água.

“Trata-se de um projeto pensado na história e projetado para o futuro, que servirá como instrumento de formação ética e intelectual das novas gerações”, defende Jeová Campos.

  • Com informações de Salviano Leite, João Trindade e Assessoria de Imprensa do deputado Jeová Campos
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.