Recapeamento em JP apaga vagas especiais de estacionamento

Por Arael Costa

 

Com sinalização muitas vezes é assim. Imagine sem… (Foto: Blog do Eliomar)

Caro Leitor,

Infelizmente, cada dia que passa em João Pessoa nos traz certezas de que a administração da Semob (Superintendência de Mobilidade Urbana, da Prefeitura da Capital) norteia seu funcionamento por aquela máxima que diz “uma no cravo, outra na ferradura”.

São erros e acertos.

Mas, em um ponto, que é o cumprimento da legislação sobre vagas de estacionamento para idosos e deficientes, o seu procedimento não deixa de ser quase que unanimemente reprovável.

A omissão da fiscalização que deveria atuar cobrando o respeito à determinação contida nas belas placas e sinalizações colocadas em algumas vias públicas e as que esse órgão tem obrigado operadores de estacionamentos públicos a apor somam-se ao desaparecimento das vagas obrigatórias que deveriam existir nas vias públicas, como bem podemos verificar principalmente nas muitas ruas e avenidas onde pavimento e sinalização estão sendo recuperados.

Evitando polêmica, como outros assuntos relacionados com o proceder desse órgão têm provocado, sugerimos a seus dirigentes que façam uma circulada, ligeira, pelas vias onde está acontecendo essa renovação asfáltica, como a Av. Mons. Walfredo Leal, a rua Princesa Izabel (notadamente no trecho entre a Tv Cabo Branco e o TRE) e a Praça da Independência.

Outras vias também sofrem desse mal, mas essas são mais emblemáticas, pois tinham vagas que desapareceram com a renovação executada.

No tocante à fiscalização, lamentavelmente temos de lembrar aos dirigentes do órgão que embora não gerem receita partilhável com as locadoras de lombadas eletrônicas, como registra leitor desse blog, as multas aplicáveis pelo desrespeito ou ocupação indevida dessas vagas podem ser de bom tamanho e decerto não devem ser desconsideradas.

Vale a pena fiscalizar…

  • Arael Costa é jornalista e professor de jornalismo
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.