Professora da UFCG conquista 2º lugar do Prêmio Celso Furtado

Professora Doutora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mônica Tejo (foto) conquistou o segundo lugar do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional na categoria ‘Nordeste, Inovação e Sustentabilidade’.

Promovido pelo Centro Internacional Celso Furtado de Política para o Desenvolvimento, com apoio do Ministério da Integração Nacional, a vitória de Mônica deveu-se ao seu trabalho intitulado “Programa de Estudos e Ações para o Semiárido: Transformando Vidas na Terra de Celso Furtado”.

Ela é docente do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus de Pombal, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também fez mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos em 2007, Mônica Tejo fez seu doutorado em Engenharia de Processos de Alimentos na própria UFCG, em 2011.

O trabalho exigiu pesquisas junto a comunidades rurais do município de Pombal, onde Celso Furtado nasceu. Lá, Mônica identificou problemas e propôs alternativas de solução. Seu esforço foi também uma forma de homenagear o geógrafo Milton Santos, mundialmente aclamado por seus estudos sobre desenvolvimento urbano em países do Terceiro Mundo.

Coordenadora de Projetos de Extensão do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa) da UFCG, Mônica dedicou o prêmio aos colegas que como ela desenvolvem pesquisas sobre o Semiárido, sempre na perspectiva de encontrar meios de promover o crescimento humano e também material da população nordestina em geral e paraibana em particular.

Mônica Tejo receberá seu prêmio no próximo dia 5 de dezembro, às 15h, em solenidade no Auditório Rômulo Almeida, do Ministério da Integração Nacional, em Brasília.

  • Com informações da Assessoria de Comunicação da UFCG
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Professora da UFCG conquista 2º lugar do Prêmio Celso Furtado

  1. Mônica escreveu:

    Obrigada! O reconhecimento por trabalho de inovação social é de extrema importância e coloca nossa instituição numa vitrine de inovação cada vez maior!