Estudantes de JP colocam ditadura no banco dos réus

Alunos do Sesqui em atuação no júri simulado (Foto: Ascom/JFPB)

A ditadura militar no Brasil foi colocada no banco dos réus e será julgada amanhã (29) em júri simulado protagonizado por alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Sesquicentenário, de João Pessoa.

Parte de projeto pedagógico da escola, o júri simulado começou a ser realizado ontem (27) em auditório do Fórum da Justiça Federal da Paraíba, no Conjunto Pedro Gondim. Será repetido a partir das 13h desta quarta-feira e terá uma nova sessão na próxima semana, nos mesmos dias e horário.

“No júri, os jovens desempenham papéis de juízes, advogados de defesa, de acusação, promotores, testemunhas e réus”, informa a JFPB, acrescentando que este é o segundo ano do projeto e conta com total apoio do Conselho de Pais e Alunos do Sesquicentenário, segundo Ana Maria Mendes de Souza, que integra o colegiado.

Por sua vez, o juiz Bruno Teixeira de Paiva, diretor do Fórum, manifestou sua aprovação ao júri simulado como estratégia de ensino, “uma vez que estimula o senso crítico, a participação e a reflexão dos alunos”.

  • Com informações e texto da Assessoria de Comunicação da JFPB

2 Comente Estudantes de JP colocam ditadura no banco dos réus

  1. Arael M. da Costa Disse:

    Por que eles não colocam, também, nesse mesmo banco de réus os governos mais recentes, da chamada “redemocratização”, cujos integrantes – corruptos e venais da república, vêm causando verdadeiro genocídio nos segmentos mais baixos de nossa sociedade?

  2. Arnaldo Costa Disse:

    Gostaria de saber qual foi o resultado desse Juri. Pelo visto, tem coisas estranhas. Primeiro, por que chamar de “ditadura militar” quando na verdade foi regime militar. No mundo inteiro, nunca se viu uma ditadura com eleição do sucessor e feito pelo Congresso Nacional; segundo, por que já definir o acusado no banco dos réus? Qual foi a posição da Promotoria Pública?
    Nota-se que esse simulado juri tenha sido feito com o viés parcial contra os militares.
    Mas em todo caso, insisto em querer saber o resultado desse simulado juri.
    Concordo com a opinião exposta por Arael. E fica a sugestão de fazer ou juri em o réu seja a corrupção neste país nos últimos vinte anos. Um dos grandes problemas deste país é a insistência de escolher esquerda ou direita? preto ou branco? azul ou vermelho? Precisamos sair desse dilema inócuo e atrasado. Deveríamos estar discutindo o que é bom para o Brasil: qual o grupo político com propostas concretas para nos oferecer um desenvolvimento sustentável. Ficar na mediocridade de esquerda ou direita é patinar na história e continuarmos um povo sem rumo.

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *