Construtor repele “ataques imorais e irresponsáveis” a condomínio de Bananeiras

O campo de golfe do condomínio seria um dos principais alvos da ‘campanha difamatória’

Acusado de agir para desmatar reserva florestal em um dos condomínios residenciais que ele construiu em Bananeiras, o empresário Alírio Trindade Leite refutou ontem (16) as acusações que atribui a “pessoas sem quaisquer escrúpulos, desconhecedoras da verdade dos fatos e dos benefícios socioambientais propiciados pelo equipamento”.

O equipamento em questão é o condomínio Águas da Serra, o maior de Bananeiras, município que desenvolveu forte vocação para o turismo nos últimos dez anos, graças à política de incentivos adotada pela Prefeitura local para atrair investimentos semelhantes ao de Alírio, gerando emprego e renda que deram outra dimensão à economia da cidade e da região.

Professor e ex-diretor do Centro de Formação de Tecnólogos do campus da UFPB em Bananeiras, através de nota distribuída à imprensa nessa quinta-feira Alírio manifesta-se indignado com o que chama de “ataques imorais e irresponsáveis”. Não a ele, ressalta, mas ao próprio Águas da Serra, que seria alvo de uma campanha difamatória alimentada por matérias pagas na imprensa paraibana com o objetivo muito claro de desqualificar o atual síndico, que estaria implementando uma gestão moralizadora no condomínio.

Alírio (Foto: Revista Edificar)

A nota do empresário

Ao idealizarmos o Condomínio Águas da Serra – Haras & Golf, neste município, nosso propósito primeiro foi privilegiar as riquezas naturais existentes e oferecer qualidade de vida.

Por isso, uma de nossas premissas foi elaborar um projeto, observando a legislação e diretrizes dos órgãos competentes e edificar um equipamento residencial, não só harmonizado com a natureza, mas em seu total respeito, na medida em que convertemos uma área de 20,3 hectares de Mata Atlântica em Reserva Legal.

Meu apreço à natureza data de 40 anos atrás, quando fui diretor do Campus III da Universidade Federal da Paraíba, em Bananeiras. Na época, além de cercar todo o campus para a preservação das reservas existentes naquela região, ainda nas aulas de construção rural confeccionamos as estacas para circundar o Campus I, em João Pessoa, que também se encontrava exposto às invasões e desmatamentos.

Na década passada, intentando suprir a insipiência no que diz respeito à legislação sobre o meio ambiente, implantamos o 1° Curso Superior de Engenharia Ambiental da Paraíba, na antiga UNIPB, hoje FPB – Faculdade Internacional da Paraíba, na cidade de João Pessoa.

Em parceria com a UFPB, Campus de Bananeiras, através do convênio “Colorindo a Mata”, com a participação de alunos e professores, plantamos 1.000 mudas de ipês roxos e amarelos naquela área. O campo de golfe, que é objeto de incessante perseguição por uma minoria de condôminos do empreendimento supracitado, inconformados com sua existência, é um imenso e belo jardim.

Nada mais integrado ao meio ambiente quanto um campo de golfe, portanto. Em sua construção, antes campo de pastagens e lixão, implantamos e transplantamos 3.500 mudas entre palmeiras e plantas ornamentais num gramado de 8.500 m², sendo que em seu entorno foram plantadas 9.000 mudas de sansão do campo, um investimento de cerca de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais).

No âmbito social, nosso empreendimento gerou mais de 500 vagas de empregos, que é o número de funcionários que atualmente trabalham neste condomínio.

Hodiernamente, “pessoas sem quaisquer escrúpulos, desconhecedoras da verdade dos fatos e dos benefícios socioambientais propiciados pelo equipamento”, utilizam de forma irresponsável os meios de comunicação, desvirtuando a realidade e, mais que isto, trazendo ao seio da nossa comunidade informações não construtivas, por interesses pessoais escusos, servindo-se de embustes e injúrias direcionadas ao síndico, Marcos Vinícius, e a mim.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

4 Respostas para Construtor repele “ataques imorais e irresponsáveis” a condomínio de Bananeiras

  1. Rita Cassia Rabelo escreveu:

    Me encantei definitivamente pela beleza natural desse Condomínio e principalmente pela conservação do meio ambiente que se observa ali… tudo foi construído pra trazer alegria aos nossos corações que buscam relax e paz com nossas famílias. Não consigo compreender essa perseguição ao criador desse paraiso referencia nacional … orgulho dos Parsibanos

  2. Carlos Trigueuro escreveu:

    Alirio é uma pessoa de bem, empreendedor e, sobretudo, um grande amigo. Minha solidariedade.

  3. Douglas Guedes de Freitas escreveu:

    Parabéns Dr. Alírio, pela resposta clara e objetiva. O Senhor como um grande visionário e impulsionador do desenvolvimento desta bela e acolhedora cidade não merece estar sendo atacado de forma tão covarde. Como bem dito, é preciso ter conhecimento dos fatos e eles são irrefutáveis. Estes ataques geralmente são promovidos por pessoas invejosas e que não tem nenhum compromisso com o bem comum do condomínio. Ser contra o campo de golfe ou qualquer outro equipamento deste belíssimo empreendimento é de uma enorme irracionalidade.

    “O condomínio Águas da Serra é um verdadeiro exemplo de respeito pela natureza!”

  4. Fernando Busso escreveu:

    O condomínio Aguas da Serra se destaca pela sua natureza, completamente respeitada. O campo de golfe alberga inumeráveis espécies de animais, um lindo e extenso jardim. Sem dúvidas, um lugar privilegiado para esses espécies. É um verdadeiro exemplo de urbanismo responsável e comprometido com meios ambiente.