Livro conta história da família de José Lins do Rego

Bandeira Lins, autor de ‘Gente de Taipu’ (Foto: Pinterest)

Na sessão solene dedicada ao seu 76º aniversário de fundação, a Academia Paraibana de Letras (APL) promove quinta-feira(14) o lançamento do livro ‘Gente do Taipu’, de Carlos Francisco Bandeira Lins. A obra reúne 25 anos de pesquisa sobre as origens da família do escritor José Lins do Rego.

“Intelectual paraibano de reconhecida militância jurídica e literária na cidade de São Paulo”, como descreve a APL em convite para o evento, Bandeira Lins abordará o tema “José Lins do Rego, nos arredores de Taipu” em palestra que será realizada às 18h na sede da entidade, Centro de João Pessoa.

Nascido em Pilar em 3 de junho de 1901, Zé Lins, como era chamado por seus contemporâneos, será lembrado na Paraíba também nesta terça-feira (12). Pelos 60 anos de falecimento no Rio de Janeiro, onde o ‘Menino de Engenho’ passou a viver a partir de 1935, como escritor e também articulista dos Diários Associados e de O Globo.

A obra a ser lançada nesta quinta-feira na APL é composta de dois volumes que somam mais de mil páginas e tem em José Lins Cavalcanti de Albuquerque sua figura central. E fio condutor de uma investigação que, apesar de “exaustiva e demorada”, como o próprio Bandeira Lins define, “rendeu muitas descobertas surpreendentes”.

‘Gente de Taipu’ tem informações e dados históricos do Brasil e de Portugal plenamente úteis aos estudiosos da literatura brasileira, da língua e de etnologia, das ciências políticas, da religião, da antropologia e da economia. Mais especificamente, aos que pesquisam sobre a cultura canavieira e seus engenhos, inspiradamente retratados nos romances de José Lins do Rêgo.

Sobre o autor

Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Francisco Bandeira Lins é procurador de Justiça aposentado e membro vitalício do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo, além de presidente do Conselho Curador da Fundação Cásper Líbero.

Colaborador de vários jornais do país, com artigos jurídicos, filosóficos e sociológicos, é também autor dos livros “A Reforma da Previdência: suas consequências no Ministério Público de São Paulo” e “Mulheres no Ministério Público: o conflito entre realização profissional e familiar”.

Durante a ditadura militar, foi dos primeiros membros do Ministério Público brasileiro a clamar publicamente pela volta do regime democrático, chegando a impedir o uso da Fundação Escola de Sociologia e Política como base para atentados perpetrados por grupo paramilitar. E conseguiu, também, coibir o uso da TV Cultura para fins eleitorais.

  • Com informações e texto do jornalista Carlos César Muniz
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

9 Respostas para Livro conta história da família de José Lins do Rego

  1. Magdala Cavalcanti de Melo escreveu:

    Desejo adquirir o Livro, pois estou fazendo a Genealogia da familia. Minha bisavó era Anna Lins Cavalcanti, casada com Pretestato Sergio Velho de Melo e nosso Lins é o mesmo de Zé Lins. Tivemos fazenda junto do Engenho Corredor (Santa Rosa), já pertencente ao sr.Rubens Lins e depois seu filho João Lins.
    Como posso adquirir o Livro? E como manter contacto com o autor? Grata Magdala Cavalcanti de Melo

    • Rubens Nóbrega escreveu:

      Boa noite, Magdala. O autor é presidente do Conselho Curador da Fundação Cásper Líbero (http://fcl.com.br/) e seus livros podem ser encontrados na Estante Virtual (https://www.estantevirtual.com.br/livros/carlos-francisco-bandeira-lins). Infelizmente, não tenho o contato direto dele, mas creio ser possível conseguir através dos endereços relacionados.

    • Darcy de Mélo Barbosa escreveu:

      Bom dia. Estou tentando fazer à genealogia da minha familia. Durante à minha pesquisa eu encontrei o seu nome. E veijo qie temos os mesmo interesses.
      À minha Tataravó se chamava. Anna Lins Cavalcanti, esposa de Pretestato Sérgio Velho de mélo. À minha bisavó. Ana Tavares de Mélo, esposa de Fructuoso Cavalcanti de mélo. Minha avó, Francisca Cavalcanti de Mélo esposa de Lourenço Velho de Mélo. À minha Mae, Josefa Lidia Cavalcanti de Mélo.
      Gostaria muito de um dia obter respostas. Um grande abraco

      • Rubens Nóbrega escreveu:

        Bom dia, Darcy. Severina Barbosa de Melo, casada com João Barbosa da Silva, ambos falecidos, são meus avós maternos. Sou filho de Maria Aparecida Barbosa e Vicente de Paula Nóbrega. Meu pai faleceu em abril de 2019.

        Creio que o elo genealógico vem, portanto, da minha saudosa avó Mãe Ina, que junto com Padim Joca, meu avô, criou numerosa família em Tacima, município do Curimataú paraibano.

        Grato por sua mensagem, Primo.

  2. Gostaria de Comprar o livro, como faço ?

  3. Elizabeth Barros escreveu:

    Quero muito ler o livro

  4. Edmundo de Oliveira Gaudêncio escreveu:

    Caro Rubens.

    Minha filha está desenvolvendo uma Dissertação sobre José Lins do Rêgo e o Engenho Corredor, em Pilar, tema abordado por Carlos Francisco Bandeira Lins em “Gente do Itaipu” – obra imprescindível à Dissertação por ela desenvolvida junto à Universidade Mackenzie, em São Paulo. Você saberia onde podemos adquirir a obra – ou teria algum contato com o escrito, a fim de podermos adquiri-la? Com enorme abraço,

    Edmundo Gaudêncio.