Produtividade de juízes paraibanos cresceu 131% em 2016

Mesmo assim, resultado coloca a Paraíba em 24º lugar entre 26 estados

A produtividade dos juízes de Direito da Paraíba aumentou 131% em 2016, comparando com o desempenho registrado no ano anterior. Apesar do resultado, no período a Justiça Estadual ficou em 24º lugar entre 26 estados e o Distrito Federal.

Os dados constam do relatório Justiça em Números divulgado ontem (4) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Sobre o documento, a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) destacou hoje (5) que a performance do primeiro grau de jurisdição do Estado alcançou ano passado o melhor índice entre os tribunais de pequeno porte do país.

“O IPM (Índice de Produtividade dos Magistrados) indicado no relatório foi de 1.060 casos julgados por cada juiz paraibano no ano de 2016. Quase três vezes mais do que o indicado pela ONU (Organização das Nações Unidas), cuja recomendação é de que cada magistrado deve julgar 400 processos”, ressalta a AMPB.

No contexto nacional, contudo, a Paraíba continua muito distante dos mais bem colocados. No Rio de Janeiro, primeiro colocado no ranking brasileiro de produtividade da magistratura, cada juiz julgou em média 3.388 casos em 2016, superando inclusive os paulistas, que julgaram 2.192 casos e ficaram com o segundo lugar entre os mais produtivos.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.