Começa ‘pente-fino’ em 17,7 mil aposentadorias da PB

 

Convocação para perícia médica começou dia 25 (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Seguridade Social iniciou, na semana passada, o pente-fino nos benefícios de aposentadoria por invalidez. As convocações dos beneficiários começaram a ser entregues na sexta-feira (25) e deve chegar para 17.782 beneficiários paraibanos. Lembrando que o INSS já cortou 89% dos benefícios de auxílio-doença em outra frente do ‘pente-fino’, na Paraíba.

A Assessoria de Imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informou que, como as convocações foram iniciadas recentemente, ainda não há balanço das perícias com aposentados por invalidez, na Paraíba. Nem todos os beneficiários deverão passar pela revisão, somente aqueles que estão há mais de dois anos sem passar por perícia médica. Os beneficiários que não forem encontrados por carta serão convocados por meio da publicação de um edital público.

O INSS alega que as perícias são necessárias para identificar beneficiários que não estão mais enquadradas nos critérios para  recebimento do benefício. No entanto, por todo o País, muitas pessoas têm reclamado que as perícias são mal feitas e que, mesmo não estando em condições de trabalhar, tiveram os benefícios cortados.

Auxílio-doença
O MDS informou, também, que o ‘pente-fino do auxílio-doença’ continua paralelamente ao da aposentadoria por invalidez. A previsão de conclusão é até dezembro de 2018. No Estado, 13.221 benefícios de auxílio-doença serão revisados. A economia anual estimada com o corte dos benefícios no território paraibano, até agora, é de R$ 53,5 milhões.

Na Paraíba, foram realizadas 4.048 perícias com 3.107 benefícios cancelados. A ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 492 benefícios. Além disso, 627 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, 118 em auxílio-acidente, 18 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício. E mais: 178 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional.

No Brasil
No Brasil, até 4 de agosto, foram realizadas 210.649 perícias do auxílio-doença, com 168.396 benefícios cancelados. A ausência de convocados levou ao cancelamento de 20.304 benefícios e outros 33.798 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, 1.892 em auxílio-acidente, 1.105 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício e 5.458 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional. Ao todo, 530.191 benefícios de auxílio-doença serão revisados no País. A economia anual estimada no Brasil até agora é de R$ 2,7 bilhões.

  • Andréa Batista, jornalista
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.