Livros didáticos da Paraíba jogados feito lixo na estrada

Dezenas de exemplares de livros do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram encontrados esta semana espalhados em uma rodovia que dá acesso à cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, em trecho próximo da divisa com o Ceará.

Os livros, jogados na margem da estrada, foram fotografados por uma professora cearense que trabalha em Rondônia e se dirigia ao seu Estado natal para visitar parentes na cidade de Ipaumirim, da microrregião de Lavras da Mangabeira, no Centro-Sul do Ceará.

O blog entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras solicitando esclarecimentos, pedidos também à Secretaria Estadual de Educação (SEE).

Tereza Cristina Diniz de Abreu, secretária de Educação de Cajazeiras, informou que o material didático que alguém jogou no mato, literalmente, não pertence a escolas ou alunos do município.

As fotos aqui reproduzidas foram enviadas inicialmente a Júnior Barreto, diretor do Departamento de Comunicação da Secretaria de Educação de Cajazeiras e mostradas à secretária Tereza Cristina.

Antes, ele explicou que os livros do EJA recebidos pelo órgão são repassados diretamente aos alunos para os quais são endereçados pelo próprio Ministério da Educação.

Após mostrar as fotografias à secretária, Júnior avaliou que os livros devem ser antigos e que talvez tenham sido enviados para o EJA do Estado, mas lembrou que em Cajazeiras não mais funciona aquele programa sob gestão estadual.

O que diz a SEE

Sobre o assunto, através de sua Assessoria de Comunicação, a Secretaria Estadual da Educação enviou ao blog o seguinte esclarecimento: “Conforme informações da 9ª Gerência Regional de Educação, com sede em Cajazeiras, nenhum livro foi descartado da GRE e que foi feita uma revista nas vias que fazem a divisa do município, nesta sexta-feira (1º de setembro), para averiguar a informação repassada no seu e mail, e não foi encontrado nenhum livro jogado nessas rodovias”.

  • Atualizada às 16h09
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.