Governo quer privatizar transposição. Estado terá que pagar pela água

Barbalho vistoriando obras da Transposição (Foto: Arquivo/MI)

O governo quer conceder à iniciativa privada as operações da transposição do Rio São Francisco, uma das maiores obras de infraestrutura do país. A informação é do ministro da Integração, Helder Barbalho, em entrevista publicada ontem (30) pelo portal Poder360.

“O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) elabora o modelo de privatização, que deve ficar pronto em 2018. Os Estados terão que pagar pela água”, avisa o ministro, enfatizando que a privatização será da gestão, do operacional da Transposição, não da obra.

“Já foi licitada toda a construção e está em fase final, de entrega. Mas a operação, que custa em torno de R$ 500 milhões ao ano para o governo, pode ser concedida. Mas é uma decisão que ainda está sendo analisada, não foi consolidada”, explicou.

Em outro trecho da entrevista, ele lembra que os estados diretamente beneficiados – Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – sabem desde 2005, desde a concepção do projeto de transposição, que terão que pagar pela água do São Francisco.

Procurado pelo blog para falar sobre o assunto, o engenheiro Francisco Jácome Sarmento, Professor Doutor da UFPB e especialista em Recursos Hídricos, enviou por escrito o seguinte comentário:

Com uma empresa privada no comando, não haverá BO em delegacia por roubo de água, mas sim a continha do fornecimento mensal pra Paraíba pagar…. Ou seja, ou faz gestão hídrica ou paga também pelo desperdício!

2 Comente Governo quer privatizar transposição. Estado terá que pagar pela água

  1. Vital Sobral Disse:

    Bem que o Prof. Sarmento vinha dizendo que essa água ia ser paga. Esse governo Temer só pensa em privatizar. Agora, se essa AESA não tomar jeito, nós é que vamo pagar pela ineficiência. Juntando ela e a CAGEPA não vai ter dinheiro que chegue. VIXE MARIA!!!

  2. Joel Feitosa Disse:

    É demais!! E agora Ricardo??? Que tal sugerir ao Temer & Barbalho uma Cruz Vermelha das Águas….

Comente

Não publicamos ofensas pessoais. O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *