JP tem ‘anjos’ que ensinam a pedalar

A dentista Atamar Araújo tem 57 anos. Aprendeu a pedalar na EBA e, hoje, é ‘bike anjo’ (Fotos: Wendell Santeiros)

Para quem acha que andar de bicicleta é coisa de outro mundo, domingo é dia de se apegar com um anjo, ou melhor, com um ‘bike anjo’. A partir das 8h30, vai ser realizada mais uma Escola Bike Anjo (EBA), no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa. E nem dá pra inventar a desculpa de que não tem bicicleta, porque elas estarão lá.

Shara Medeiros é arquivista, historiadora, funcionária pública e ciclista. Desta última atividade, fala com entusiasmo. Ela conta que o movimento Bike Anjo começou em 2010, em São Paulo, por um grupo de ciclistas que lutava para inserir o tema ‘bicicleta’ na agenda política local.

A rede de ciclistas que acredita na bicicleta como ferramenta de transformação social se espalhou e, hoje, conta com mais de 5,6 mil voluntários no País. Na Paraíba, são 23 ‘bike anjos’ em João Pessoa e 17 em Campina Grande. Na Capital, mais de 80 pessoas já aprenderam a pedalar nos eventos gratuitos que acontecem, geralmente, no último domingo de cada mês.

“Queremos divulgar a cultura da bicicleta. Nossa função é ser ‘bike anjo’. A ajuda nas EBAs são sempre bem-vindas! Todo mundo consegue ensinar. ‘Bike anjo’ é todo aquele que quer divulgar a cultura da bicicleta e tem vontade de ajudar ao próximo”. (Shara Medeiros, bike anjo)

De primeira

Madalena, aos 67 anos

E não precisa fazer penitência não. Muita gente pedala já na primeira aula. E não tem limite de idade. D. Madalena Lopes, 67 anos, foi uma das que pedalou de primeira e pense na alegria.

 

“Foi maravilhoso! Obrigada gente abençoada. Que alegria realizar um sonho de infância aos 67 anos”, escreveu na página do Facebook, mantida pelo Bike Anjo João Pessoa.

Então, quem se animar para aprender ou levar alguém que queira pedalar, pode chegar no Ponto de Cem Réis, a partir das 8h30. O grupo fica por lá até às 11h. São cinco bicicletas e, se der muita gente, há um revezamento por ordem de chegada.

Os organizadores só pedem que, se o aluno for criança menor de 8 anos, que leve a bicicleta, porque pode haver dificuldade de aprender nas bicicletas maiores que são disponibilizadas gratuitamente para as aulas.

Ah, quem quiser ser um ‘bike anjo’ pode se inscrever no site da comunidade. E outra coisa: o ‘Bike Anjo João Pessoa’ também aceita doações de bicicletas, pois o grupo não tem patrocínio para realizar as atividades.

  • Andréa Batista, jornalista freelancer
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

5 Respostas para JP tem ‘anjos’ que ensinam a pedalar

  1. Maria José Marques escreveu:

    Tenho 66 anos e uma imensa vontade de sair pedalando por aí!
    Só que eu morro de medo de cair.
    Porém, gostaria muito de aprender…
    Pesquisei na internet se havia alguém disposto a ensinar e descobri o Bike Anjo de Joao Pessoa.
    Gostaria de saber se esse evento se dá todos os domingos.
    Obrigada.

  2. Elicéu escreveu:

    Gostaria de realizar um sonho.Aprender andar de BIKE. É um sonho que almejo há muito.Como fazer?? Como aprender??? Onde aprender? ??? Ñ tho bike. Como hacer????

    Elicéu

  3. Shara escreveu:

    Eu, Shara, fico feliz em ver essa publicação. O bike é Doação! Felicidade por compartilhar sonhos!
    #BikeAnjoJP
    #AndoDeBikeAndoFeliz

  4. Geraldo Rodrigues escreveu:

    Legal essa atitude de vcs, eu sou Paraibano de João pessoa, mais moro em São Paulo a quarenta e oito anos, mais adoro essa terra q é João pessoa, fui aí 2015, pena q não fiquei aí p presenciar esse trabalho de vcs, parabéns a todos vcs!