Avaaz coleta 100 mil assinaturas contra Distritão e Fundão

(Ilustração: Avaaz)

A Avaaz, comunidade internacional de mobilização online, está coletando assinaturas contra o Distritão e a criação do Fundão de R$ 3,5 bilhões para financiar com dinheiro público as campanhas eleitorais em 2018. Leia a seguir o apelo e os argumentos dos idealizadores do abaixo-assinado, que têm como meta coletar 100 mil assinaturas. Veja como fazer para participar, além de informações sobre a ‘reforma política’ que deputados federais querem aprovar.

Queridos amigos e amigas,

Urgente! Hoje os aliados de Temer no Congresso querem aprovar uma “reforma” política para beneficiar os políticos poderosos e o pior, usando mais 3,6 bilhões de dinheiro público para criar um novo fundo eleitoral imenso!

O sistema chamado de “Distritão” é usado em apenas 4 países nada democráticos: Afeganistão, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Vanuatu. Eles acham que estamos muito distraídos para protestar sobre esse Bolsa-Político Bilionário do Temer para os magnatas da corrupção. Estão enganados!

Assine agora e ajude a espalhar por aí o que eles estão tentando aprontar em Brasília. 

Clique para dizer NÃO ao Bolsa-Político e ao Distritão!

O Distritão tornará as campanhas políticas mais caras e só elegerá políticos muito ricos ou muito famosos. Isso acaba com nosso sonho de renovar o Congresso em 2018. 

Além disso, ele exclui ainda mais as mulheres da política. Como ele favorece a manutenção das velhas caras, permaneceríamos com um Congresso em que só 10% são mulheres!

Reformas políticas no Brasil são necessárias e desejadas, mas o Distritão é uma falsa mudança! Ele, na verdade, garante a manutenção das mesmas figuras no poder. E nós não queremos ver os cúmplices da corrupção eleitos novamente em 2018! 

Se conseguirmos muitas assinaturas, a Avaaz fará todo tipo de ação para impedir mais esse retrocesso: anúncios nas rádios, jornais e no facebook, ligações para os deputados, manifestações nas ruas e muita, muita pressão de nossa comunidade. Não podemos ficar parados: 

Clique para dizer NÃO ao Bolsa-Político e ao Distritão!

Nós sabemos que a luta pela mudança política é longa e árdua — mas já tivemos grandes vitórias: desde a aprovação da lei Ficha Limpa até nos livrarmos de Eduardo Cunha! Agora nosso desafio é barrar essa reforma absurda, nós somos uma comunidade poderosa e que nunca deixa de lutar quando é necessário reagir e agir. 

Com força e determinação,

Laura, Joseph, Diego, Flora e todo o time da Avaaz.

MAIS INFORMAÇÕES

Comissão aprova distritão, que favorece reeleição, e inclui fundo de R$ 3,6 bi (O Globo)
https://oglobo.globo.com/brasil/comissao-aprova-distritao-que-favorece-reeleicao-inclui-fundo-de-36-bi-21689362#ixzz4pMIUJ2lu A reforma que queremos (Nova Democracia)
https://www.reformaquequeremos.org/

Fundo de Campanha pode vir de novo imposto (G1)
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/08/comissao-da-reforma-politica-tem-alternativa-para-fundo-de-campanha.html

O Distritão e a destruição da participação popular (Carta Capital)
https://www.cartacapital.com.br/politica/o-distritao-e-a-destruicao-da-participacao-popular

Reforma política: entenda o ‘distritão’ (Carta Capital)
https://www.cartacapital.com.br/politica/reforma-politica-entenda-o-distritao-2430.html 

Quem ganha com o distritão e por que deputados querem aprová-lo (Huffpost Brasil)
http://www.huffpostbrasil.com/2017/08/08/quem-ganha-com-o-distritao-e-por-que-deputados-querem-aprova-lo_a_23070724

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.