DE INSEGURANÇA NINGUÉM ENTENDE MAIS DO QUE CÁSSIO, por Tião Lucena

(Ilustração do artigo de Tião Lucena no Blog do Tião)

O senador Cássio Cunha Lima tirou da gaveta uma massaroca de velhos papéis que ele havia guardado desde a campanha de 2014 e, utilizando-se dos mesmos números, disse que o atual Governo da Paraíba não cuida da segurança.

Ele se auto proclama o governador que mais fez pela segurança pública do Estado, citando contratações de policiais e outras “obras” que já foram desmistificadas e desmentidas.

Fomos pesquisar e o que encontramos é um quadro totalmente diferente daquele traçado pelo tucano campinense.

Encontramos um estudo desenvolvido pelo renomado sociólogo Júlio Jacobo, que analisou os números da violência entre os anos de 2001 e 2012 e constatou que desde o governo dos Cunha Lima à Paraíba viveu uma explosão no mapa da violência com crescimento gigantesco de homicídios que eram “abafados” pela mídia e não se tinha as redes sociais para denunciar e transmitir a sensação da segurança como nos dias de hoje.

Segundo Mapa da Violência, em 2002, ano que antecedeu a posse de Cássio Cunha Lima como governador, a taxa de homicídios era de 17,4 para cada 100 mil habitantes. No ano em que Cássio deixou o governo, essa taxa estava em 33,7. Praticamente dobrou, ou seja, cresceu quase 100%.

O estudo ainda revela que, depois de uma década inteira com crescimento superando o do ano anterior, em 2012 na gestão de Ricardo Coutinho , pela primeira vez ocorreu redução do número de homicídios (6,2%).

Na Paraíba não se ouve mais dizer: Os bandidos são mais bem armados que a Polícia. Na época do Governo de Cássio as viaturas eram sucateadas e muitas das vezes se fazia cota para comprar gasolina para atender uma ocorrência.

Quando ele foi cassado pelo TSE em 2009, ali sim a Paraíba vivia um dos momentos mais violentos de sua história.

Em 2004 João Pessoa registrou por ano 203 Homicídios por Arma de Fogo. Em 2009, último ano do governo do Cássio Cunha Lima (PSDB), quando foi afastado pelo Tribunal Superior Eleitoral cassado por conduta vedada, este número já era de 431, ou seja, mais que dobrou.

Em 2010, quando o senador José Maranhão (PMDB) assume num mandato tampão, os números continuam crescendo num ritmo alucinante. Neste ano foram registrados 515 HAF.Em 2011, primeiro ano do governo Ricardo Coutinho, esse número chega ao ápice com 575 mortes por arma de fogo, mas já registra um crescimento menor que nos anos imediatamente anteriores.

Convém ressaltar, ainda, que no Govero Cássio os policiais andavam armados com revólveres velhos, de seis tiros, usavam munição recondicionada, recebiam apenas uma carga por dia e eram humilhados pelos bandidos fortemente armados. As viaturas eram velhas, quebravam com facilidade e muitas só rodavam quando prefeitos faziam a caridade de financiar o combustível.

Hoje os policiais têm equipamentos de primeiro mundo, os revólveres foram trocados por modernas pistolas .40, as viaturas são do ano e trocadas a cada 12 meses, há munição com fartura e, o mais importante, a Polícia não é mais humilhada pelo chefe político de plantão. Acabou a famosa carteirada, a costumeira transferência de policiais a pedido de político e a secular panelinha que consistia no uso da força pública para punir o lado adversário do governador de plantão.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

3 Respostas para DE INSEGURANÇA NINGUÉM ENTENDE MAIS DO QUE CÁSSIO, por Tião Lucena

  1. RICARDÃO escreveu:

    O BLOG DO TIÃO LUCENA DEVERIA MUDAR PRA O BLOG DO RICARDO COUTINHO. NUNCA NA MINHA VIDA VI UM PROCURADOR DO ESTADO SER TÃO BABÃO DE GOVERNO.COMO ESTE TIÃO. ANTES ATÉ DAVA PRA LER MAS HJ NÃO TEM COMO LER. É CONTRA O PREFEITO E QUEM FOR CONTRA O DITADOR DE PLANTÃO.

  2. Maurilio escreveu:

    Amigos acho quer vc estão em outro planeta todo dia se atira em porta de delegacia e companhia de Polícia na Paraíba, Se explode bancos e agências dos Correios e vcs vêm com esta conversa de boi dormir kkkkkkk

  3. anselmo cardoso escreveu:

    Se não me falham a memória, no governo Cássio foi herdado uma frota e veículos sucateados e estas foram designadas a atender a população que não tinham viaturas e eram raro um delegado de carreira em suas regiões! Cássio fez a compra de novas viaturas e lançou licitação para alugar veículos para a Segurança Pública, modelo que vem sendo adotado e continuado até hj no governo do patrão de Tião Lucena. Foi também extinto o cargo de Delegado comissionado, para Delegados concursados, que até hj não houve nenhum concurso para tal. MINHA CABEÇA AINDA ESTÁ BOA!!!!