Paraibanos selecionados para premiação no Salão Internacional de Humor

Exposição realizada em 2014 no Salão de Piracicaba (Foto: Semac)

Entre os dias 26 de agosto e 12 de outubro, acontecerá o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP). Este ano, foram recebidos 2.985 trabalhos feitos por 560 artistas de 57 países. Entre os selecionados, três da Paraíba.

Os paraibanos: Américo Gomes de Almeida Filho, Déborah Denise Santos e Frederico Ozanan Pinto Gomes Pereira (Fred).Eles disputarão os prêmios do Salão e suas obras expostas na mostra principal do evento no Armazém 14 do Engenho Central, com entrada gratuita.

(Arte de Fred)

O júri de seleção foi composto pelos cartunistas William Hussar, Junião e Orlando Pedroso, pelo professor universitário Ricardo Morellato, pelo caricaturista Baptistão, pela ilustradora Maria Eugênia e pela produtora cultural Ana Helena Curti.

Premiação

Os trabalhos selecionados serão analisados no próximo dia 19 por outro júri, que irá decidir sobre a premiação. Esse júri será formado pelo caricaturista Jean Mulatier (França), pelos cartunistas Arturo Kemchs (México), Raul Fernando Zuleta (Colômbia) e Fernando Gonsales (Brasil), pela pesquisadora em história em quadrinhos e doutora em ciências da comunicação Sônia Luyten, pelo professor titular da ECA/USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) e ex-diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, Tadeu Chiarelli, e pela publicitária e comediante do Festival Risadaria, Arianna Nutt.

Os vencedores das categorias cartum, caricatura, charge, quadrinhos e dos prêmios temáticos vão receber premiação no valor total de R$ 55 mil.

Exposição

A exposição contará com 410 trabalhos, feitos por 215 artistas de 32 países. Entre alguns dos temas abordados estão o presidente dos EUA, Donald Trump – em caricaturas e charges–, o muro que ele propôs para separar o país do México, as tecnologias e as redes sociais e a crise dos refugiados.

O público poderá conferir 108 caricaturas, 70 charges, 79 cartuns, 73 tiras, 46 prêmios temáticos Criança e 34 temáticos Saúde.

O 44º Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e faz parte das comemorações dos 250 anos de Piracicaba.

História

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante a ditadura militar, como iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político. A partir do sucesso das primeiras edições e do apoio da turma do jornal carioca O Pasquim, importantes cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão em um dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior; é, ainda, um dos concursos mais antigos do gênero.

Serviço

44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Data: De 26 de agosto a 12 de outubro
Local principal: Engenho Central
Endereço: Av. Maurice Allain, 454 – Nova Piracicaba, Piracicaba – SP

  • Texto enviado por Way Comunicação
É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.