Começa nesta quarta-feira a Expotec 2017

Evento acontece durante três dias, no Centro de Convenções de JP (Foto: Kerollayne Araújo/Expotec)

O tema ‘Cidades Inteligentes’ estará em debate até sexta-feira, no Centro de Convenções de JP

O objetivo maior das Cidades inteligentes (CI) é criar meios de sustentabilidade, melhoria das condições de existência das populações e fomentar a criação de uma economia criativa pela gestão baseada em análise de dados. Esse é um dos assunto da Expotec 2017, que começa nesta quarta-feira, no Centro de Convenções da Capital.

João Pessoa é a quarta cidade mais inteligente e conectada do Nordeste e a 43ª no Brasil, segundo o estudo Connected Smart Cities 2017. Embora o desafio pela frente seja ainda grande para incluir comunidades e pessoas social e digitalmente. O tema será objeto de debate no evento, que será realizado até 11 de agosto, com entrada gratuita. Mais de cinco mil pessoas já se inscreveram nesta edição. E ainda dá tempo participar se inscrevendo pelo site da Expotec.

O conceito de cidades inteligentes (Smart Cities) se define, entre melhorias de gestão e transparência, pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os municípios mais eficientes, melhores de se viver e autossuficientes. A ideia ganhou força nos últimos cinco anos e foi impulsionada pela construção do zero de cidades inteligentes como Songdo, na Coreia do Sul, e Masdar, em Dubai.

Na Expotec 2017, a grade de programação contará com 168 palestras, oficinas, desfiles e competições para os inscritos, falando sobre diversos assuntos como: bitcoins; criptografia para cartões de crédito; desenvolvimento sustentável; tecnologia a serviço de portadores de deficiência, da sociedade e animais; redes sociais; cosplay; chatbots; startups; energias renováveis; software livre; educação; robótica; Internet das Coisas; e, claro, inclusão digital, entre outros assuntos.

Também será realizada uma feira com atrações abertas aos visitantes, oferecidas por algumas marcas conhecidas mundialmente no ramo da tecnologia. A Expotec é organizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba (G/LUG-PB), tem o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Governo do Estado.

 

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.