Juiz foi punido por combater corrupção, diz escritório

Vitor Bezerra foi homenageado em livro patrocinado pelo próprio CNJ (Foto e informação de Tatiana Amaral)

Perseguição e pressão de corruptos que comandavam bilionário esquema de grilagem de terras na Bahia explicariam a punição ao juiz Vitor Bezerra, recém aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sob acusação de ter usado o cargo para defender interesses pessoais e patrimoniais no interior daquele Estado.

Convidado para fazer palestra em seminário sobre compliance que será promovido no dia 25 deste mês no Espaço Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), a presença do juiz no evento foi esclarecida e defendida hoje (3) pelo escritório de advocacia Mouzalas, Borba e Azevedo, de João Pessoa.

Promotor do seminário, através de Tatiana Amaral o escritório enviou os seguintes esclarecimentos sobre o palestrante, que virá a João Pessoa tratar justamente das consequências sobre quem, como ele, teria dedicado sua função pública para combater e resistir às pressões de grupos organizados para corromper as relações entre Estado e sociedade.

Sobre Vitor Bezerra, por Tatiana Amaral

Desde o ano de 2011 que o Juiz Vitor Bezerra vem sendo perseguido por ter descoberto um esquema bilionário de grilagem de terras e lavagem de dinheiro no Estado da Bahia. Este esquema envolve grandes próceres da República já investigados – e alguns presos ou condenados – em esquemas de corrupção de grande renome nacional.

Justamente por não ter cedido à pressões e/ou à corrupção, vem sendo perseguido por forças políticas e econômicas. O conteúdo de sua palestra, por si, é uma forma de mostrar, impessoalmente, como os desvios ocorrem sob o manto de uma falsa normalidade e legalidade. Especialista na área de combate à corrupção, seus inimigos jamais puderam – apesar das várias tentativas – imputar-lhe algum ato desta natureza, buscando atingir-lhe por vias transversas.

Vitor Bezerra em palestra para delegados da Polícia Federal (Foto e informação de Tatiana Amaral)

O Mouzalas, Borba & Azevedo acompanha o caso desde o início e tem total conhecimento da relevância e pertinência do assunto e é justamente na busca de proteção das instituições que devem ser difundidas palestras proferidas por quem conhece a fundo o proceder de um sistema nefasto e que age nas sombras.

Para melhor conhecimento da questão, sugiro que os interessados inquiram o Conselho Nacional de Justiça porque os processos judiciais que tratam sobre as questões agrárias do caso, e que correm na comarca de Sento Sé – BA, encontram-se injustificadamente sem qualquer ato decisório há vários anos. Uma das respostas possíveis é: “se os processos tiverem andamento e forem julgados, muitas figuras de relevo serão expostas e o caso sairá da esfera de controle político local”.

Ele está na lista dos juízes marcados para morrer por combater a corrupção. Essa não é a primeira nem será a última investida contra ele.

Enquanto agentes comprometidos com ampliação de boas práticas e justiça, temos certeza que de que ouvir esse magistrado, que mesmo depois de processado e punido com pena de aposentadoria (apesar de tal estar sendo discutida judicialmente) será uma grande oportunidade. Caberá ao público fazer o seu juízo de valor.

É BOM ESCLARECER
O Blog do Rubão publica anúncios Google, mas não controla esses anúncios nem esses anúncios controlam o Blog do Rubão.

Uma resposta para Juiz foi punido por combater corrupção, diz escritório

  1. maria célia francisco escreveu:

    Senhor tem misericórdia esse juiz corre risco de vida está perturbando figura influente na bainha, povo Baiano tem estar atendo ajudar proteger esse magistrado.